A importância da parceria

Colunas

Você quer realmente crescer, ter sucesso? Então, busque parcerias.

O mercado está cada vez mais acirrado e ninguém hoje cresce sozinho! Precisamos nos aliar a bons parceiros para que possamos crescer juntos.

Vou explicar com um case no qual eu trabalhei:

Ao atuar como consultora na abertura de um novo salão de beleza, elaborei uma pesquisa de mercado onde, no mapeamento, identifiquei alguns possíveis parceiros. Na mesma rua onde o salão iria funcionar existia uma escola de ensino infantil e fundamental.

Identifiquei aquela escola e busquei ali os contatos necessários.  A abertura do salão foi em novembro. Quando chegou o inicio do mês de abril, eu procurei aquela escola para propor uma parceria.

Porque uma escola? Na grande maioria das vezes, quem acompanha a vida escolar da criança é a mãe.  Ou seja, a mulher, de 25 a 50 anos que mora na mesma região onde o salão está localizado. Logo, é um público alvo que deve ser atingido.

Iria contra toda a ética simplesmente pedir ou comprar esse cadastro para a escola. Então propus uma parceria. No dia das mães,  ocorre um evento na escola onde os alunos se apresentam homenageando suas mães.  Nesse dia, o salão entregou uma cesta para a escola com alguns produtos e um voucher, dando direito a um dia especial com manicure, pedicure, hidratação e escova de cabelo e uma massagem. Ou seja, um dia de princesa.

Cada mãe que chegou naquele evento, preencheu um cupom com nome e algum contato e o sorteio foi realizado. Para a escola essa parceria trouxe o benefício de ter um grande presente para entregar a uma das mães e para o salão,  a visibilidade para mais de 1.000 mulheres que moram na região.  Além do cadastro de todas elas, que depois foi trabalhado com campanhas especificas de comunicação e marketing.

Viram como uma parceria pode trazer excelentes resultados?

Para que você faça boas parcerias é necessário primeiro que conheça o perfil do seu cliente.  Quem é o seu cliente , qual idade,  sexo, perfil profissional e sócio econômico,  região onde mora e o que gosta de fazer.

É também primordial que seja feito um mapeamento para que se identifique onde estão os possíveis parceiros. Olhar para sua vizinhança.  Por exemplo, se você tem um salão de beleza, e bem próxima a você tem uma academia. É uma excelente oportunidade de parceria, pois o aluno da academia é alguém vaidoso, que cuida do corpo e da imagem e claro, busca também serviços de um salão.  Porque não propor a essa academia que cada aluno indicado terá desconto de 10%, assim como suas clientes também serão indicadas para a academia. Assim, além do benefício que a academia estará dando aos seus clientes, terá também indicações dos seus clientes.

Quando trabalhamos com parcerias, muitas vezes o resultado financeiro não é imediato, mas pode trazer crescimento, visibilidade e credibilidade no mercado. Sabe aquela história da boa vizinhança? Aquele bom vizinho que está sempre disposto a ajudar a todos é sempre muito bem visto. Seja você esse “bom vizinho”.

Outro tipo de parceria de muito sucesso é quando nos aliamos a outra marca forte.

No mês de março duas gigantes se uniram em parceria. A Risque, conceituada marca de esmaltes lançou a linha de cores Coca-cola!. São seis cores de esmaltes inspiradas em produtos da linha Coca-cola. O que essa parceria traz de benefícios?

Acredito que a Coca-cola não tem nenhuma participação no lucro dos esmaltes, mas ações como essa refletem na imagem que a empresa imprime em seu público.

Sou completamente à favor das parcerias e elas têm proporcionado muito desenvolvimento, muito crescimento e uma excelente prospecção profissional.

Busque você também bons parceiros para seus negócios.  Sejam marcas fortes,  sejam empreendimentos vizinhos, profissionais que agreguem valor ao seu negócio…. enfim, abra os olhos ao seu redor e perceba onde estão as oportunidades!

Lembre-se: nós somos o resumo das cinco pessoas com quem mais convivemos.

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

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