Networking

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Você sabe o que é Networking? Qual a importância em sua vida profissional?

“Net” significa Rede e “Work” significa trabalho. Networking é uma palavra em inglês que significa criar uma rede de contatos, estabelecer uma conexão com outros profissionais. Através dessa conexão, ou dessa rede, observamos o compartilhar de serviços e informações.

Construir esse networking é hoje uma das mais ricas ferramentas para viabilizar relações com pessoas do seu contato profissional e consequentemente promover seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Em 1967, um estudo de psicologia chamado “The small world problem” (o Problema do mundo pequeno), levantou a hipótese que todo mundo está a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em uma rede de networking. Essa hipótese traz a crença que são necessários apenas seis laços de amizade ou conexão para que eu e você estejamos ligados, por exemplo.

Se esse número está correto ou exato não importa. O que o estudo levanta é a possibilidade e a importância que essa rede de contatos pode ter em sua carreira profissional. Você conhece alguém que conhece outra pessoa que te apresenta a uma terceira que um dia poderá lhe contratar ou lhe ajudar em algum desenvolvimento.

Mas onde fazemos isso?

São várias as ferramentas que podemos utilizar para realizar esse networking. Redes sociais como Linkedin estão no ar exatamente para isso, para promover essas conexões. Congressos, workshops, cafés, eventos corporativos, feiras.

Entre os dias 13 e 16 de Abril aconteceu aqui em São Paulo a Hair Brasil, uma das grandes feiras da área da beleza. Foram esperados mais de 50 mil profissionais nos quatro dias de feiras. Veja só que grande oportunidade de fazer Networking, de criar essas conexões, de realizar novos contatos e crescer sua rede.

A cada evento temos que ter a atenção necessária para realizar isso. Em todos os momentos temos oportunidades de criar nossa rede de contatos. Desde uma visita a um concorrente, um fornecedor, ou uma simples loja, é sempre uma oportunidade de Networking. Um curso que você participa, um evento que é convidado. Pense apenas no último mês quantas oportunidades você teve para fazer esse Networking e como fez sua rede de contatos crescer.

Com o crescimento dos grupos de discussões e os eventos online, muitas vezes você nem precisa sair do seu escritório ou de sua empresa para criar novas conexões. Mas não espere que esses contatos “apareçam”…. Crie oportunidades para que você possa conhecer novas pessoas e aumentar o seu Networking.

Mas não fique iludido com quantidade. De nada adianta ter cinco mil amigos no Facebook e não conversar com ninguém. Criar um bom Networking necessita de dedicação. Você precisa alimentar um relacionamento. E todo relacionamento depende de trocas. Para um bom networking você tem que ter algo a oferecer. Nunca pense em fazer Networking apenas para ganhar, apenas para tirar vantagem de alguém.

Networking é uma relação de troca, onde você também irá entregar algo, promover o desenvolvimento e crescimento de alguém. Logo, não pode imperar o egoísmo para que esse Networking tenha realmente qualidade.

Outra dica importante é ativar sempre essa rede de contatos. Você falou com um colega de faculdade pela última vez há 05 anos, no dia da formatura. E agora, você sabe por onde ele anda? O que está fazendo? Ele está em sua rede de contatos? Ative esse contato, mande uma mensagem, um email para promover essa aproximação.

Você precisa manter também suas redes sociais atualizadas. Nada de ter perfil de espião!!!!

Sabe aquela pessoa que tem um perfil no Facebook só para vigiar a vida dos outros? No Networking isso não deve ser feito. Um perfil sempre atualizado na ferramenta adequada te dará visibilidade e isso não tem preço.

Produza conteúdo de qualidade na sua área de atuação. Não adianta também ficar postando apenas foto da última viagem ou do jantar com os amigos. Tome cuidado para produzir conteúdo relacionado ao seu trabalho. Escreva artigos com pesquisas que você realizou ou sobre suas impressões sobre esse ou outro assunto.

Se você ainda não se sente à vontade de produzir algum conteúdo inédito, publique algum artigo que você leu e gostou (mas seja ético sempre em mencionar a fonte, ou seja, quem realmente escreveu aquilo). Isso lhe trará credibilidade.

Lembre-se também de interagir com as pessoas. Se alguma publicação te chamar a atenção, comente, dê o seu olhar sobre o assunto, acrescente algo, ajude também essa pessoa a crescer  e se desenvolver.

Mas não fique apenas no mundo virtual. Ele é ótimo, mas não deve substituir o contato pessoal, o olho no olho. Chame aquele contato profissional para um café, faça uma visita ao seu parceiro de negócios ou seu fornecedor, nada como um aperto de mãos para aproximar as pessoas.

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

@gi.quini

https://www.youtube.com/c/GiovanaQuini

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