17.9 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

As facilidades do divórcio extrajudicial

spot_img
spot_img

O divórcio extrajudicial é a forma mais rápida e prática para dissolver o casamento, podendo ser alcançado em menos de 30 (trinta) dias. Se o casamento chegou ao fim e ambas as partes concordam com o divórcio, não é mais preciso abrir um processo em juízo para oficializar a separação.

Basta procurar um cartório para dar início a um processo de divórcio extrajudicial, porém, apesar da facilidade, há alguns requisitos para que a solicitação possa ser concluída, senão vejamos:

  • Consensualidade entre os cônjuges: ambos os cônjuges devem querer o divórcio, pois se houver litígio não se poderá processar o divórcio por via extrajudicial.
  • Obrigatoriedade da presença de um advogado: O divórcio extrajudicial somente poderá ser feito com a assistência de um advogado. Assim, pode haver um advogado para ambos os cônjuges, ou um advogado para cada um deles, ficando a critério destes.
  • Ausência de filhos menores ou incapazes: Não podem os cônjuges ter filhos menores ou incapazes, pois se tiverem o divórcio somente poderá ser feito por meio de processo judicial, haja vista que se faz necessário a oitiva do Ministério Público.

Se houverem bens ou dívidas a serem divididos ou pensão alimentícia, deverão constar na escritura do divórcio os termos acordados.

A divisão de bens/dívidas será realizada de acordo com o regime de bens do casamento.

Também deverá ser definido na escritura pública do divórcio se o cônjuge após o divórcio passará a usar o nome de solteiro, anterior ao casamento, ou se permanecerá com o nome de casado, ambas as opções são possíveis, cabendo a cada cônjuge escolher o que prefere.

Dra. Bruna Silva – Advogada

OAB/SP 410.608

brunadasilvaadvogada@gmail.com

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas