21.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura inaugura posto da Patrulha Maria da Penha no Gopoúva

spot_img
spot_img

Na próxima terça-feira (30), às 9h, a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugura o posto de Inspetoria de Patrulhamento e Ações Civis Maria da Penha, na praça Antônio Nader, s/n, Gopoúva. A unidade contará com o apoio de 31 agentes da GCM, todos capacitados em inspetorias já em funcionamento em outros municípios da Grande São Paulo, etambém em curso de especialização no Ministério Público.

A principal função da inspetoria é atender mulheres que tenham medida preventiva de urgência já decretada pelo Poder Judiciário. “O objetivo primordial é fiscalizar e monitorar as mulheres que já têm medida preventiva. Para trabalhar com a violência contra a mulher é preciso entender todos os procedimentos e, principalmente, o que é situação de risco”, afirma a gestora Darcy Maria Feitosa dos Santos.

Ainda de acordo com Darcy, o cotidiano das mulheres atendidas é de dor e medo. “As mulheres atendidas pela patrulha têm um histórico muito triste de agressões. O cenário é de desespero, muitas são vítimas por anos, sofrem agressões físicas e ameaças constantes. Algumas não podem mais trabalhar e outras, para continuarem vivas, têm que sair da cidade com seus filhos, abandonar tudo. Queremos ajudá-las a dar a volta por cima, a recomeçar a vida. Por isso, a importância da patrulha cresceu nos últimos meses e agora ainda mais com a inauguração deste posto de atendimento”, afirma a gestora.

A Patrulha Maria da Penha foi criada para fazer valer a Lei Maria da Penha – nº 11.340 e, em Guarulhos, funciona desde agosto de 2018.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas