Comércio avança no 1º trimestre e Facesp prevê alta nas vendas para o Dia das Mães

Destaque

Seguindo a tendência de alta no movimento do comércio, as vendas para este Dia das Mães devem crescer 2% em relação à data do ano passado. É o que estima a Associação Comercial de SP e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP). O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 3,3% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,4%.

 

“É um ritmo fraco, o mesmo que o comércio tem apresentado em geral. A base forte do ano passado contribui para o resultado, já que em 2018 as vendas de Dia das Mães se misturaram com aquelas relacionadas à Copa do Mundo (sofás e TVs, por exemplo)”, analisa Marcel Solimeo, economista da ACSP.

 

Em Guarulhos, a expectativa é a mesma da Capital. E o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, reforça a importância de o consumidor comprar os presentes das mamães no comércio local. “Desde o início de meu mandato eu digo que não há motivos para o consumidor guarulhense sair da cidade para adquirir produtos e serviços de ótima qualidade. Neste Dia das Mães não é diferente: precisamos aproveitar essa retomada da economia para manter os recursos aqui”, explicou.

 

Ainda segundo o economista da ACSP, se as lojas alargarem os prazos de parcelamento e fizerem ofertas atrativas, os consumidores podem gastar um pouco mais nesta que é a data comercial mais importante do primeiro semestre.

 

Os últimos resultados levantados pela Boa Vista revelam a continuidade de um movimento lento de recuperação do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e tímida melhora da atividade econômica continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *