EPG Gianfrancesco Guarnieri recebe a visita do ator Otávio Martins

Variedades

Nesta segunda-feira (29), alunos dos 5º anos da EPG Gianfrancesco Guarnieri, no Pimentas, tiveram a oportunidade de receber a visita do ator Otávio Martins, que participa da novela infantil “As Aventuras de Poliana”, do SBT, para participar de uma Roda de Conversa sobre cinema e TV.

A atividade integra o Projeto Roteiro de Estudos, metodologia de trabalho interdisciplinar, cujo tema é escolhido pelos alunos, por meio de aproximações com as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Filho de professora, Otávio falou da importância da escola para a exploração de atividades extracurriculares e profissionais que colaboram com projetos interessantes como o Roteiro de Estudos. “Educação não deve ser compartimentada, tudo está ligado. Acho incrível atividades que oportunizam as crianças saírem da caixa, possibilitando que tenham a experiência de fazer perguntas tão legítimas sobre cinema e TV”, elogiou o ator.

Durante o encontro, as crianças perguntaram de tudo para Otávio. Questões pertinentes à sétima arte e diversas curiosidades, como os atores fazem para chorar, as características técnicas que diferem a imagem do cinema e da TV, entre outras dúvidas.

O ator deu ênfase para a construção de cenas, que necessita de cerca de 20 profissionais para sua realização. “Por detrás da imagem da TV existe uma grande equipe de trabalho. São necessárias aproximadamente três câmeras, uma para cada personagem; as pessoas que seguram o microfone, chamado Boom; equipe de assistentes para som e luz; diretor de arte, camareira, maquiador, entre outros profissionais de audiovisual”, explicou o ator, enquanto convidava alguns alunos para representar cada uma dessas funções.

A arte de atuar

Convidado pela professora Patrícia Martins, o ator, diretor e roteirista Otávio Martins aceitou com muito carinho o convite e compartilhou sua vasta experiência na área com os alunosl. “Ser ator é vivenciar outras possibilidades, a oportunidade de viver um personagem. Viver o papel de um vilão é um desafio maravilhoso”, enfatizou Otávio, falando sobre o sucesso do seu personagem na novela “As Aventuras de Poliana”, exibida pelo canal SBT. “Eu gosto de contar histórias de todos os jeitos, atuando ou dirigindo. Todo mundo é um contador de história, um livro pode se tornar um filme ou uma novela”completou.

Atualmente, o artista já atuou em cerca de 40 peças de teatro, além de trabalhos em novelas, e também participou de diversas produções cinematográficas.

As professoras Juscelina Aparecida de Oliveira, Raimunda Mirtes de Lima e Luciana Aparecida de Lima, que atuam no projeto, priorizaram o trabalho em grupo e o diálogo como forma de construção de conhecimento e na formação de valores. Desde sua concepção, estes aspectos estão implícitos em sua organização.

Para Mirtes, a experiência foi marcante na vida dos alunos: “Os momentos vivenciados hoje ao longo do Roteiro de Estudos com certeza serão internalizados na memória das crianças, que sempre lembrarão com muito carinho da atividade”.

Para a diretora da unidade escolar, Gisele Recco, a visita encerra com chave de ouro mais uma etapa de sucesso do projeto. “A vinda do ator Otávio Martins foi um verdadeiro presente para as crianças dos 5ºs anos, visto que  sua visita veio coroar o trabalho que foi realizado durante todo o bimestre”, agradeceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *