Como trabalhar datas comemorativas

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E o mês de maio se inicia….

Mês da família, mês das noivas, mês das mães!

Mas, você sabia que é muito mais que isso?

O mês de maio para muitas empresas é um mês de perspectivas de vendas, perspectivas de aumento de faturamento e até de novos clientes. Exatamente pelo trabalho efetivo nas datas comemorativas.

Sendo considerado a segunda data de maior volume de vendas para o comércio, o dia das mães é, sem dúvida nenhuma, um refresco para o planejamento financeiro de qualquer empresário atento.

Mas, você sabe mesmo trabalhar essa e outras datas comemorativas?

Muitos empresários não sabem e perdem a oportunidade de aumentar suas vendas e até conquistar novos clientes em momentos como esse.

Para que essas e outras datas possam efetivamente se transformar em datas “comemorativas” para o caixa da empresa, o empresário precisa antes de tudo, planejamento. Conhecer qual é o calendário comemorativo e comercial. Quais são as datas e comemorações principais.

Outro passo extremamente importante é conhecer muito bem o seu cliente. Para que a data possa ser realmente comemorada, o empresário precisa conhecer a fundo quem é seu cliente, o que ele gosta, quais são os seus costumes e valores.

Por exemplo, se você tem um salão de beleza deve tomar cuidado com o halloween por exemplo. Primeiro porque essa data não faz parte das comemorações culturais do nosso país. O Halloween, ou dia das bruxas, é uma data americana, faz parte da cultura americana e não da cultura brasileira. Segundo porque o assunto não tem nenhuma relação com um salão de beleza. Ninguém quer ir à um salão e se sentir uma bruxa!!!

Mas o ponto mais importante nesse caso é entender quais são os valores e costumes do seu cliente. Por exemplo, no caso do halloween, se você tiver em sua carteira de clientes, a maioria de clientes evangélicos, terá um sério problema ao comemorar o halloween, pois irá contra os valores e costumes desse público.

Então cuidado…..

Nem todas as datas devem ser indiscriminadamente comemoradas!

Entenda quem é o seu público, o que realmente atrai e agrada ao seu cliente, para que essas datas sejam alegres, divertidas e principalmente, lucrativas.

Conheço inúmeros salões que já tem a tradição de realizar festas e eventos especiais em algumas datas específicas. Os clientes chegam a esperar ansiosos por elas.

O salão Gilberto Cabelereiro na Alameda Itu, aqui em São Paulo é um deles. A festa junina já é uma tradição. Um determinado sábado do mês de junho é esperado ansiosamente por todos os seus clientes. Marcos Coraza, responsável por toda a gestão do salão é quem está à frente da organização desse dia que conta com lanches especiais, pratos típicos, decoração tradicional e impecável, bebidas selecionadas por ele mesmo e principalmente, a animação e alegria de todos os participantes. Tive a oportunidade de ouvir de diversos clientes que é um dia único e especial e muitos deles vão até o salão só para desfrutar de alguns momentos de diversão e alegria que esse evento proporciona.

O mês de maio é recheado de datas e de todo um simbolismo sobre amor e família. Esses são valores comuns e importantes à maioria dos brasileiros. Então, essa é uma excelente oportunidade de você trazer seu cliente para mais próximo do seu empreendimento.

Muito além de aumentar as vendas, essa é uma oportunidade de estreitar relacionamento, criar afinidade com o cliente. Lembre-se que já falei algumas vezes por aqui, quanto mais afinidade e aproximação, melhor o relacionamento, melhor a confiança que seu cliente deposita em você. Melhorando sem dúvida alguma, a credibilidade e as indicações.

Uma decoração especial, promoções em serviços, mensagens via whatsapp, instagram, facebook, brindes, eventos. Use todos os recursos que estão em suas mãos para fazer desse, um momento inesquecível para sua equipe e seu cliente!

Um cliente não compra apenas um serviço, mas uma experiência. Transforme esse momento então, na melhor experiência possível.

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

@gi.quini

https://www.youtube.com/c/GiovanaQuini

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