Cidade terá mais de 100 atividades para o Dia de Luta Antimanicomial

Noticia

Os equipamentos da rede municipal de Saúde, incluindo as unidades da Atenção Básica, serviços especializados e hospitais, preparam uma extensa programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente em 18 de maio. Mais de 100 atividades estão previstas para acontecer em diversos pontos da cidade, entre os dias 13 e 20 deste mês, em defesa do cuidado humanizado e em liberdade.

O objetivo é discutir e refletir sobre o Movimento de Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela busca da garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, reafirmando que, como qualquer cidadão, todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à vida em sociedade e ao cuidado de forma digna e com qualidade.

Fruto do Movimento da Reforma Psiquiátrica, a aprovação da Lei Federal Paulo Delgado nº 10.216/2001 veio para garantir proteção aos direitos da população com transtornos mentais e redirecionar o modelo de assistência no Brasil. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental brasileira, através do fechamento de hospitais psiquiátricos que promoveram graves violações aos direitos dessas pessoas; da abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Programação

Serviços de Saúde da rede vão promover mostras de cinema com exibição de filmes relacionados ao tema, além de rodas de conversa para debater o assunto. Entre as obras que poderão ser conferidas na programação estão os longas-metragens: “Bicho de Sete Cabeças”; “Extraordinário”; “Divertidamente”; “Si Puo Fare” (Dá Pra Fazer); “Nise, o Coração da Loucura”; além dos documentários: “Holocausto Brasileiro”; “Luta Antimanicomial no Brasil”; “Os Jovens e a Saúde Mental”; e “Explanando a Diferença de Manicômio x Nosocômio”.

Caminhada

No próximo dia 16, acontece a tradicional Caminhada da Luta Antimanicomial da Região São João- Bonsucesso. Assim como nos anos anteriores, nesta sétima edição o evento começará às 8 horas, na UBS Allan Kardec, com atividades de música, pintura em tecido, confecção de brinquedos, jogos teatrais, dança e exposição de artesanato. A programação se encerra com a saída da caminhada às 11 horas.

Torneio de futebol e baile de máscaras

Outra atração comemorativa ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial será o torneio de futebol que acontece no próximo dia 18, a partir das 9 horas, no CEU Rosa de França. A competição amistosa vai reunir usuários e equipes de Saúde dos Caps Osório César (Gopoúva), Bom Clima, Alvorecer (Parque Alvorada) e Arco-Íris (Presidente Dutra).

Ainda integra a programação o “Baile de Máscaras: Tá todo mundo louco…Oba!!!!” que será promovido pelo Tear no próximo dia 20, às 13 horas, no Teatro Padre Bento. As atividades são todas gratuitas e abertas ao público em geral. Para conferir a programação completa clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *