Casa do Jovem na Escola chega ao Parque Continental

Noticia

Dentro da programação da Casa do Jovem na Escola, nesta terça-feira (14) foi o dia da Escola Estadual Tomie Ohtake, no Parque Continental, receber o projeto da Subsecretaria da Juventude. Os quase 700 alunos da instituição tiveram um dia com palestras, oportunidades de estágios e também muita diversão.

E como fazer para obter a atenção de uma sala lotada de adolescentes? Com muito técnica e didática, principalmente quando o assunto é de interesse. Em menos de um minuto, a exaltação deu lugar a olhares concentrados e expressão séria. O tema era “Amigo Estou Aqui”, que aborda assuntos sobre depressão, bullying, suicídio e valorização da vida. Ao final, são distribuídas fitinhas para os alunos entregarem para amigos, simbolizando que eles podem contar uns com os outros. E não foi difícil ver os alunos indo ao encontro dos amigos e amarrando as pulseiras nos pulsos um dos outros: sinal de que a ação foi um sucesso.

Além disso, a Subsecretaria fez uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que realizou uma palestra sobre o CadUnico e em especial o IdJovem, que é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de gratuidades ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme Decreto Federal nº 8.537/2015.

Outras atividades incluíram a palestra “Começar bem para ir longe”, para introdução ao mercado de trabalho e dicas para se tornar um jovem aprendiz de sucesso, e também foram oferecidas vagas de estágio na região.

No intervalo foi a hora da diversão, com oficina circense, Hip Hop e graffiti. Os adolescentes também puderam conhecer as obras da exposição Vidas Refugiadas.

O programa

 Coordenado pela Subsecretaria da Juventude, o Casa do Jovem na Escola tem por objetivo levar palestras, orientação e serviços para os alunos das escolas estaduais de Guarulhos e também da Escola de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, a Pasta pretende atender cerca de 7 mil adolescentes.

O diretor de escola que se interessar em receber o programa pode obter informações diretamente na Casa do Jovem, pelo telefone 2408-1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *