18.1 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 135 mil pessoas ainda não tomaram a vacina da gripe na cidade

spot_img
spot_img

A 15 dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), mais de 135 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a doença em Guarulhos. Segundo a prévia divulgada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Saúde, desde o início da campanha até o momento foram administradas 175.510 doses entre o público-alvo do município que integra os oito grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 56,47%.

A meta é vacinar pelo menos 90% das pessoas desses oito grupos: crianças menores de seis anos (com idade entre seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas); profissionais de Saúde; professores das redes pública e privada; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; povos indígenas; e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante prescrição médica.

Também devem ser imunizados os jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; bem como os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, os quais devem procurar uma unidade de saúde com documentos que comprovem o exercício da função. Somando as doses administradas para esses demais grupos que não entram na contabilização da cobertura vacinal, o total de vacinados contra gripe no município sobe para 179.718 pessoas.

Prevenção de casos graves e óbitos

A Campanha contra a Influenza termina no próximo dia 31 e a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da forma grave da doença e de suas complicações. As doses utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação.

Em 2018, foram confirmados 1.381 óbitos por influenza no Brasil, sendo 917 por A H1N1; 129 pelo vírus A não subtipado; 78 por pelo B; e 257 pelo A H3N2. Em Guarulhos, foram confirmados 10 óbitos por influenza em 2018, sendo nove decorrentes do vírus A H1N1 e um pelo vírus A não subtipado.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas