19.8 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Conselho Federal de Farmácia certifica profissionais em Guarulhos

spot_img
spot_img

Um total de 66 farmacêuticos da cidade e também de municípios do Alto Tietê recebeu na tarde desta segunda-feira (20) o certificado de conclusão do curso “Projeto de Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços Clínicos”, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que Guarulhos foi o pólo de capacitação desses profissionais.

Com carga horária de 250 horas, o curso foi promovido no campus da Univove Guarulhos. Dividida entre módulos práticos e teóricos, a capacitação teve início com a introdução aos serviços farmacêuticos clínicos, passando por vários temas como: os cuidados farmacêuticos na hipertensão arterial, no Diabetes mellitus, em problemas de saúde autolimitados, em saúde mental e fitoterapia.

O conteúdo teórico foi colocado em prática pelos participantes por meio da realização de diagnóstico, planejamento e elaboração de agenda de atendimentos clínicos nas unidades de saúde; de consultas com pacientes, organizadas mediante procedimento operacional padrão para o atendimento farmacêutico; e, por fim, através de intervenções e plano de cuidado aos usuários do SUS, para promover a melhoria das condições de saúde das pessoas.

 “Gostei muito. Foi gratificante, porque fortalece o cuidado farmacêutico no SUS, pela consolidação e oferta do serviço clínico,  com intervenções farmacêuticas na terapia do paciente, como redução de interações medicamentosas, orientação quanto ao uso correto da farmacoterapia, melhoria de adesão ao tratamento, redução da polifarmácia (uso de muitos medicamentos) entre outras intervenções. Isso é promoção da saúde dos usuários”, destacou Érika Assunção (farmacêutica aluna do curso).

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas