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quinta-feira, março 28, 2024

Cliente

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Durante essa semana estou publicando uma série de vídeos sobre clientes me meu canal do youtube e resolvi compartilhar com vocês algumas informações importantes que podem ajudar a alcançar o sucesso em qualquer empreendimento.

  1. Cliente – você sabe o que é um cliente, quem é o seu cliente? É imprescindível que qualquer profissional saiba muito bem quem é o seu cliente. Você trabalha com pessoa física ou jurídica? Seu cliente é homem ou mulher? Para que você possa ter um bom atendimento e uma boa comunicação, precisa primeiro saber quem é o seu cliente.
  2. Onde está o seu cliente? Você sabe onde buscar o cliente? Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. Existe uma etapa da pesquisa que chamamos de mapeamento de mercado, onde você anda pela região do seu empreendimento e pesquisa tudo que há em volta. Você sabia que cada empreendimento ao seu redor pode ter clientes em potencial para você? Defina quem é o seu cliente e busque onde ele está.
  3. Como atrair o cliente? Depois que você definiu quem é o seu cliente e sabe onde encontrá-lo, precisa de estratégias para atrair o seu cliente. Parceria é uma boa estratégia. Como você sabe quais empreendimentos estão próximos a você e onde seu cliente está, alie-se a esses parceiros para atrair o seu cliente. Conceda descontos para os alunos da academia do lado, por exemplo.
  4. Como conquistar o cliente? Depois que você atraiu o cliente para o seu estabelecimento, é hora de conquistar o seu cliente. Lembre-se que o atendimento deve ser uma experiência, a melhor que o cliente já experimentou. Por exemplo, se o seu empreendimento é na área da beleza, lembre-se que seu cliente tem que passar os melhores momentos dentro do seu salão. Então tudo que está envolvido com aquele momento, tem que ser cuidado. Desde a limpeza do salão, o cafezinho quente, a música ambiente. Cada detalhe tem que ser pensado.
  5. Como manter o cliente? Depois que você trouxe o cliente para o seu estabelecimento, é hora de mantê-lo fiel. Em uma época que o marketing de relacionamento é tão trabalhado, a fidelização do cliente é a principal ferramenta do sucesso. Você já pensou em criar um cartão fidelidade? A cada 10 atendimentos o cliente ganha 1! Pode ter certeza, se você manter o padrão de atendimento durante os 10, você não vai perder seu cliente e tem mais tempo para conquistá-lo.
  6. Como perder o cliente? Você também deve estar atento e saber o que não deve fazer para perder o cliente. O que você faria que perderia seu cliente? Mal atendimento, local desorganizado, atraso no atendimento, produto de qualidade ruim, serviço mal feito. Esses são fatores primordiais, quase que uma obrigação. Mas fique muito atento, às vezes você vai perder seu cliente por coisas simples, como aquele dia que você não deu “bom dia”!!!
  7. O que seu cliente gosta? Quais são os gostos e preferências do seu cliente? Você conhece? Sabe que tipo de música, por exemplo a maioria dos seus clientes gostam? É claro que você nunca irá agradar sempre a todos. Mas, é possível sim, agradar a maioria. Sabe o que o cliente gosta demonstra respeito e carinho e com toda certeza, isso é visto pelo cliente e o ajuda muito a melhorar o relacionamento!
  8. O que o seu cliente não gosta? Saber o que o cliente não gosta também é fundamental, para que você, mesmo sem perceber, não desagrade ou irrite seu cliente. Para começar, observe o que você não gosta. São coisas simples. Desde sujeira no ambiente em que será atendido, música com volume alto, pessoas gritando e brigando, mal atendimento, atrasos. Vale aquela prática – “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você”.

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

@gi.quini

https://www.youtube.com/c/GiovanaQuini

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