Desenvolvimento pessoal de um super-herói

Colunas

Após a publicação do artigo em 19/05/2019, recebi e-mails perguntando mais sobre Crenças Limitantes.

Cheguei a defini-las como: Modelos mentais que geramos através de experiências que tivemos ao longo da vida. Ou seja, é aquilo que nos limita a fazer algo ainda melhor.

Poderia falar de alguns exemplos como: Se o aluno não for bom em Biologia jamais poderá ser um médico. Isso seria um mito ou verdade?

Vamos descobrir?

Um dos papeis fundamentais do Coach seria de conhecer o estado atual em que seu Coachee (Cliente)…. Em outras palavras, conhecer os desejos de seu cliente (Sonhos), a partir dai ajudá-lo a enxergar o caminho pelos quais teriam que passar para começarem sua jornada. O verdadeiro caminho é criado sempre a partir do desejo de alcançar algo. Seja uma posição, alguém ou até um bem.

  • Quem nunca desejou tanto algo a ponto de sonhar com isso?
  • Cada passo que dava era em direção aquilo que desejava?
  • Conseguia fazer algo que não fosse pensando em seu desejo?
  • Mas e as Crenças limitantes? Existiam?

 

Quando eu crescer serei mais forte que o Superman ou Batman

Conseguiram se identificar com os personagens acima?

Tenho certeza que voltaram a infância ao ler esta frase. Enquanto criança, éramos invencíveis. E hoje, seria possível ser um super-herói?

Vejamos…

Superman X Batman.

Vamos conhecer ( ou recordar) um pouco de suas histórias:

Superman: Tudo começou no planeta chamado Krypton, que teria uma uma cultura avançada, mas que foi destruído. Antes de ser destruído, o cientista Jor-El e sua esposa Kara colocam seu filho em uma nave para escapar daquele planeta.

O foguete eventualmente chega à Terra e cai no estado americano do Kansas, onde é encontrado pelos Kents.

Essa família decide criá-lo como se fosse seu próprio filho, o qual deram o nome de Clark Kent. Essa criança cresce, e também se manifestam suas habilidades extraordinárias.

Apesar de não ser seu filho, os Kents o moldam sua moral e ensinam-lhe que só deveria usar suas habilidades especiais para ajudar a humanidade.

Mas ao chegar à idade adulta, ele se muda para Metrópolis, onde vive uma vida dupla.

Em uma vida ele é o gentil Clark Kent, que trabalha como repórter no jornal Planeta Diário. No outro, ele é o Superman, onde usa suas fantásticas habilidades para fazer o bem no mundo.

 

Batman: Tudo começou em um passeio em família para o cinema que terminou em tragédia para o garoto Bruce Wayne com seus pais assassinados em Gotham City. Um bandido matou o Dr. Thomas e Martha Wayne (pais de Bruce) antes de desaparecer. No enterro de seus pais, Bruce se ajoelhou ao lado do corpo de seus pais e jurou vingá-los.

A partir daí, Alfred Pennyworth, o mordomo da família, passou a ajudar o jovem rapaz em sua luta contra o crime.

Aos 14 anos, Bruce embarcou em uma jornada que o levou a todos os continentes, enquanto procurava aprender todas as habilidades que ele precisaria para cumprir sua promessa.

Morava em uma mansão, e andando por ela, acabou caindo e chegando a uma caverna cheia de morcegos. Com isso, adquiriu fobia a eles.

Ele estudou criminologia, ciência forense, psicologia criminal e aprendeu a lutar com mestres em artes marciais, dominando todos os estilos de luta.

Com o tempo, e seu conhecimento em Artes Marciais o transformou em uma arma viva. Passou a travar verdadeiras guerras contra o crime e a injustiça.

Já em seu retorno a Gotham City, começou a perseguir bandidos de rua como um discreto vingador à paisana. Espancado pelas próprias pessoas que ele pretendia proteger, ele apanhou muito em sua primeira noite em ação.

Enquanto sangrava na Mansão Wayne, sabia que primeiramente teria que ser respeitado por seus inimigos.

Foi então que um morcego atravessou a janela do escritório, e Bruce teve inspiração que ele precisava naquele momento.

Um insigth foi tudo que ele precisava para mudar e continuar sua luta. Seu maior medo, vinha de sua infância. Não tinha medo dos bandido, mas fobia a morcegos.

Antes de tudo teria que vencer seus próprios medos. Lembrou-se de sua infância e decidiu enfrentar a caverna e os habitantes locais (morcegos).

Ao faze-lo, não sofreu dano algum, e o mesmo morcego que um dia aterrorizou seus pensamentos passou a ser seu símbolo.

E consequentemente, usado para aterrorizar seus inimigos.

Alfred Pennyworth, seu mordomo e amigo continuou ao seu lado orientando-o em relação aos caminhos que deveria seguir. Um verdadeiro Coach da ficção.

Para entender melhor:

Superman, apesar de ter super poderes ( Força, voar, e ver através de obstáculos existentes) é um extraterrestre. Jamais seremos extraterrestres. Portanto, jamais seremos um Superman Também não devemos ter uma vida dupla. Temos que ser quem quisermos ser, desde que sejamos quem somos.

A verdade é sempre melhor. Assim sendo, moldar o moral do cidadão que olhamos no espelho poderia ser um bom começo.

E como seria o Batman?

Poderiamos ser o Batman?

Vejamos….

Não importa a condição que nascemos. Apesar do Batman (Bruce Wayne) ter nascido Bilionário, ele fez uma promessa ao lado dos corpos de seus pais, que seria de vingá-los.

Apesar de ter muito dinheiro não tinha conhecimento e muito menos habilidade para fazê-lo. Seu primeiro passo foi de adquirir conhecimentos como: criminologia, ciência forense, psicologia criminal. Em seguida, ele aprendeu a lutar com mestres em artes marciais, dominando todos os estilos de luta. Inclusive, tornando-se um ninja, com habilidades extraordinárias.

Ainda havia um medo dentro de si (morcegos). Teve que voltar a origem e enfrentar seus medos. Ao fazê-lo percebeu que nem era tão ruim como pensava.

O conhecimento adquirido o levou a adaptar armas e ferramentas de fácil acesso em seu famoso cinto de utilidades.

Com isso, concluo que é possível nos tornarmos alguém muito melhor que o personagem Batman. Poderemos buscar o conhecimento necessário para chegar onde desejamos. Para isso, bastaria seguirmos alguns passos. Lembrando que a conquista de cada obstáculos é uma pequena vitória que nos aproxima cada vez mais de nosso objetivo final.

Quando acreditamos em nossos sonhos temos a impressão de que tudo é possível, criamos asas.

A imaginação nos faz viajar e conhecermos lugares jamais explorados.

Somos heróis de nossa própria história.

Somos invencíveis.

Mas ai voltamos a realidade e descobrimos que não podemos voar, não somos tão fortes e temos muito medo de fazer aquilo que precisamos fazer. Nesse momento acreditamos não ter conhecimento especializado para desempenhar uma tarefa, acho que é tarde demais para fazer um curso de qualificação, tudo é muito complicado e não sou inteligente o suficiente, estou cheio de trabalho e não posso assumir este, e não sei por onde poderei começar. Como podem ver deixamos de realizar um trabalho por não acreditarmos em nós mesmos.

A vida lá fora não aceita desculpas para que não faça aquilo que deve ser feito.

Com certeza o Batman não ficou reclamando enquanto adquiria conhecimento para alcançar seu objetivo. Aceitou o caminho que teria que seguir e começou sua longa jornada. Quando se sentia cansado e desmotivado lembrava da promessa que havia feito. Isso seria a sua motivação para continuar sua jornada.

Seu segredo era manter foco em seu objetivo explorando todas as alternativas existentes e disponíveis no momento. Portanto, para cada um de haverá sempre uma saída não importa o problema que você esteja passando. Você poderá ser o melhor naquilo que um dia não acreditava.

Lembre-se: Seus medos poderão ser seus maiores aliados no futuro.

Marcio Sobrinho

Coach e Especialista em Desenvolvimento Pessoal

CRA n° 141.574

www.administradores.com.br/u/marciosobrinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *