23.4 C
Guarulhos
quarta-feira, abril 24, 2024

Cinco passos para um Equipe Vencedora

spot_img
spot_img

Na última coluna, falamos sobre como motivar uma equipe e comparamos o líder à um maestro.

Iniciar uma empresa, montar uma equipe é um desafio!

Hoje quer te dar cinco passos, cinco dicas para que você tenha sob sua liderança, uma equipe vencedora!

 

Primeiro Passo – Definições

Para iniciar uma equipe, você – no papel de gestor – precisa definir muito bem o que quer dessa equipe, quais são as metas que quer alcançar, que tipo de equipe quer liderar, quais os objetivos de cada um e da equipe como um todo.

Dentro da missão e dos objetivos da sua empresa, onde sua equipe se encaixa?

Quais são as atividades e responsabilidades de cada integrante?

Qual o perfil de profissionais que você precisa para alcançar os objetivos traçados?

Qual é o seu papel? Que tipo de líder você quer ser?

 

Segundo Passo – Escolha Certa

Depois que você definiu que tipo de equipe você quer e o que você quer alcançar com essa equipe, vem o momento da escolha.

Para que uma equipe seja vencedora, você precisa escolher as pessoas certa. Para que um quebra cabeça fique completo, a peça certa precisa ser encaixada no local correto, concorda? Assim também é a equipe. Cada integrante da sua equipe tem que estar encaixado no lugar certo.

As empresas que adotam hoje uma Gestão de Recursos Humanos moderna, planeja todo seu processo de seleção com a presença dos líderes e gestores, uma vez que essas pessoas é que irão encaminhar as atividades diárias do novo contratado.

Então, participe do processo seletivo, e tome cuidado ao escolher cada componente de sua equipe.

 

Terceiro Passo – Integração

Seja na formação inicial ou na entrada de um novo membro em sua equipe, é essencial um período de integração. Esse momento pode ser desde um bate papo informal, um café ou um almoço, até um dia todo de conversas e treinamentos.

O importante nesse momento é que seja transmitido a cada integrante da sua equipe aquilo que você definiu lá no primeiro passo. Ou seja, o que você quer, qual é a missão e os objetivos da empresa e onde sua equipe se encaixa dentro disso?

Como funcionam os processos dentro da empresa?

Quais são as responsabilidades de cada um? O que é esperado de cada integrante?

Quais as ferramentas você está disponibilizando a cada integrante de sua equipe para que ele alcance o objetivo desejado?

 

Quarto Passo – Acompanhamento

Cada integrante da equipe precisa sentir que seu líder está acompanhando. Mas não no sentido de cobrança, mas no sentido de apoio. Quando um colaborador se sente apoiado, ele vai produzir muito mais.

Acompanhar uma equipe é observar como está o desenvolvimento das pessoas, a execução das tarefas, analisar quais são as necessidades e buscar recursos para que a equipe possa atuar e alcançar os seus objetivos.

 

Quinto Passo – Feedback

Você sabe o que é feedback?

Tem as ferramentas para efetivamente realizar um feedback que traga resultados?

Feedback é uma ferramenta essencial na gestão de pessoas. Eu diria que Feedback é um comportamento importante que deve ser desenvolvido em cada um de nós.

É a habilidade de mostrar ao outro o resultado de suas ações. É saber dar o retorno a alguém sobre o que ele está fazendo de certo ou de errado.

Mas……

Esse passo eu vou falar melhor na próxima semana….

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas