Termômetro Comportamental

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Em nosso ultimo texto, falamos sobre os cinco passos para uma equipe vencedora. Como prometi, hoje quero falar com você sobre um assunto importante no mundo dos negócios e para qualquer relacionamento interpessoal.

 

FEEDBACK

 

Você sabe o que é?

 

Na Administração, dizemos que Feedback é realimentar, dar uma resposta. Na abordagem da Psicologia, trata-se de uma devolutiva, uma retroação. Quando falamos na área de Comunicação, definimos Feedback como uma resposta ou uma reação do receptor à mensagem enviada.

Qualquer que seja o olhar, a abordagem, o importante é ter em mente que o Feedback é uma ferramenta que muda os relacionamentos interpessoais.

 

Utilizar o feedback é extremamente importante para a gestão da sua empresa. É uma forma direta de ocmunicar aos seus colaboradores de qualquer nível, as expectativas de desempenho. O que é esperado de resultado de cada uma das atividades que eles irão realizer. Ele define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos da empresa.

Através de um pequeno investimento, o resultado é direto. O investimento é em tempo. Quando um líder investe tempo para dar feedback aos seus colaboradores, demonstra que ele e a empresa tratam as pessoas de forma justa, onde todos saberão onde estão indo e como estão se saindo nesse caminho.

 

Para realizer um bom feedback, é necessário adotar cinco princípios básicos:

 

  1. A qualidade de qualquer relação depende da qualidade e da quantidade de feedback. Se você omitir um feedback ou for pobre em detalhes, sugestões, a relação será pobre. Se o feedback for sempre ofensivo a relação tende a ser sermpre crítica e ofensiva. Mas, se investir em um feedback positivo, a relação sempre será positiva e de crescimento.

 

  1. A cordialidade é um tipo fundamental de feedback. O quanto você é cordial em suas relações? Cumprimentar alguém com bom dia e boa tarde, demonstra respeito por aquela pessoa e melhora qualquer relacionamento.

 

  1. O contato visual é um tipo de feedback. Olhar as pessoas nos olhos demonstra respeito, segurança e atenção.

 

  1. Algumas pessoas precisam de mais feedback que as outras. Em uma equipe, você precisa observar que nem todas as pessoas são iguais. Alguma vão precisar de uma atenção maior por parte do líder. Para que ela alcance o mesmo resultado, um número maior de feedbacks terá que ser dado.

 

  1. E o Quinto princípio básico é – Sonegar feedback é um castigo psicológico. De que adianta brigar e cobrar algo se você não orientou? Se você observa algum comportamento bom ou ruim, precisa se manifestar. No tempo certo, precisa dar o devido feedback para que esse comportamento se repita ou mude!

 

Mas, quais são as consequencias para minha equipe e para minha empresa se não houver uma cultura de feedback constante?

 

  1. Impactos na produtividade, auto-estima e motivação.

A equipe que não recebe feedback tem baixa produtividade, uma vez que não sabem qual é o nível desejado e esperado de suas atividades. Sem saber se estão fazendo certo e quais suas reais oportunidades de desenvolvimento e crescimento, se tornam profissionais desmotivados, que não acreditam em seu potencial.

 

  1. Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização. Quando um líder se torna alguém inacessível, perde credibilidade com sua equipe e não consegue a lealdade e o comprometimento necessários.

 

  1. Aumenta o risco de perda de funcionários. Um funcionário desmotivado e infeliz com certeza irá, na primeira oportunidade, sair do seu emprego. Você irá perder bons profissionais simplesmente pelo fato de não dar o devido feedback.

 

  1. Pode gerar comportamentos inadequados. Sua equipe fala muito algo em reuniões? Atende ligações pessoais fora de hora? Fica em jogos no computador ao invés de atender aos clientes? Para demais para café? Esses são comportamentos inadequados dentro do ambiente de trabalho. Porém, eles só ocorrem quando não existe o devido investimento em um feedback eficaz.

 

Na próxima semana, vou trazer para vocês quais são os tipos de feedback e ferramentas simples para que você possa aplicar em sua empresa, em sua equipe, em sua casa e para melhorar a qualidade de todos os seus relacionamentos interpessoais.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

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