Vereadores deliberam Projeto de Lei elaborado por alunos da rede pública

Política

Uma pesquisa quantitativa envolvendo quase 500 moradores de Guarulhos foi realizada por alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Brasília Castanho de Oliveira, localizada no Jardim Santa Mena. O objetivo do levantamento, que contou com a orientação de professores da instituição, era identificar as principais demandas socioeconômicas da região, e o resultado desse trabalho gerou o Projeto de Lei (PL) 2009/19, apresentado na Câmara pela vereadora Genilda Lula Bernardes (PT).

A medida, que propõe a gratuidade do transporte público municipal durante 180 dias para moradores da cidade que estejam desempregados, foi deliberada favoravelmente pelos vereadores durante o Grande Expediente da Sessão da última terça-feira (25) e será submetida à análise das Comissões Permanentes antes de voltar ao Plenário.

O estudante Guilherme Francisco Santos Monteiro, 18 anos, falou sobre o PL na Tribuna Livre. “Um dos meus sonhos é me tornar vereador, e estar aqui hoje é uma alegria para mim”. Guilherme foi escolhido pelo professor de Sociologia, Ricardo Willians de Moraes, para representar os alunos que participaram da elaboração da propositura. O professor explicou que os temas política, democracia e cidadania fazem parte do currículo escolar. “Para os alunos, essa oportunidade é extremamente importante, porque eles conseguem vivenciar exatamente o que é política e o poder que eles têm na construção da cidadania deles”.

Genilda disse ter se sentido orgulhosa quando foi convidada para ir até a escola conhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes. “Num momento em que a política está tão desacreditada pelo provo brasileiro, é bonito ver um jovem entendendo que ele é um instrumento de transformação”. A vereadora afirmou que convidou os alunos para acompanharem a tramitação do PL nas Comissões Permanentes da Casa, bem como nas votações em Plenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *