A essência da prestação de serviços

Colunas

Ocorreu ontem no Teatro NET, o Fórum de Gestores da Beauty Fair. Um encontro dos executivos das principais marcas da área da beleza, com gestores de salões de beleza, engajados no crescimento do setor.

Muitos assuntos foram abordados nesse forum e aos poucos, vou trazendo as novidades para vocês.

O primeiro insight foi do vice-superintendente da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, quanto ele fala que o mercado da beleza mudou mais nos últimos 3 anos que nos vinte anos anteriores.

E podemos observar que o comportamento do consumidor, atrelado ao Marketing Digital realmente mudou. Quem me acompanha sabe o quanto sou fã dessa mudança. A tecnologia facilita muito nossa vida hoje.

Em um salão de beleza, usamos os recursos tecnológicos para cadastrar os clientes e com as informações nos tornarmos mais próximos, controlamos agendas, comissões, estoques, a vida financeira, as projeções para o futuro. E o que dizer de todas ferramentas de marketing digital que temos hoje em nossas mãos?

Os clientes estão cada vez mais próximos através das redes sociais… Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, WhatsApp.

Mas uma frase do Cesar Tsukuda ontem me chamou muito a atenção e me fez chegar a essa reflexão….

”Nem tudo que é antigo é ruim e nem tudo que é novo resolve tudo”

Qual é a essência do atendimento em uma empresa na área da beleza? Eu ainda vou além, qual é a essência do atendimento em qualquer empresa prestadora de serviços?

São pessoas atendendo pessoas. São seres humanos fazendo a vida de outros seres humanos melhores…

Essa essência tecnologia nenhuma substitui. O olhar que transmite segurança, o sorriso de bom dia, o toque… são pequenas coisas que não podem ser transmitidas através de uma mensagem no whatsapp ou uma postagem no Instagram.

Sou fã das ferramentas das redes sociais e continuarei usando todos os recursos do Marketing Digital para estar mais próxima ao meu público sempre. Levar conteúdo e informação através dessas ferramentas me auxilia no meu propósito de ajudar outros profissionais a se desenvolverem e a crescerem.

Mas, nada substitui a segurança que transmitimos no olhar e o carinho através de um sorriso.

Precisamos sim, cuidar da nossa postura, do conteúdo e de tudo que apresentamos nas redes sociais, mas não podemos deixar de lado o atendimento presencial. Como você recebe seu cliente? Com um sorriso ou com a cara fechada?

Como está seu ambiente? Está sujo, desarrumado? Você presta atenção nos detalhes? Uma porta que não fecha direito, uma pintura que já está suja ou manchada. Pequenos detalhes no ambiente representam o cuidado que você tem com seu cliente e isso transparece no atendimento.

Um salão de beleza que não utiliza a tecnologia está com seus dias contados. Mas um salão que não cuida da essência, do antigo atendimento cordial e atencioso, também está fadado ao fracasso.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

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