19 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

Com ‘Dia D’, SP vacina mais de 223 mil pessoas contra o sarampo

spot_img
spot_img

Com o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo, São Paulo conseguiu imunizar 223,3 mil pessoas contra a doença. É o que mostra o balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo baseado nos dados informados pelos municípios até o meio da tarde deste sábado (20).

Somente hoje, 67 mil pessoas receberam doses nos postos fixos e volantes instalados nas 15 cidades da Grande São Paulo que participam da campanha.

Desde 10 junho, a capital vacinou 189,6 mil pessoas, sendo 30 mil apenas neste sábado, e segue com a meta de imunizar 2,9 milhões de jovens. As cinco cidades que iniciaram suas ações no dia 11 de julho imunizaram 39,2 mil (33,5 mil neste “Dia D”), e têm como meta total 900 mil jovens. São elas: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Guarulhos e Osasco.

Nove cidades foram incluídas na campanha nesta semana e iniciaram suas atividades já com o “Dia D”: Barueri, Carapicuíba, Diadema, Mairiporã, Mauá, Santana de Parnaíba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra, que vacinaram 3,4 mil pessoas neste primeiro dia.

“Os resultados são fruto do trabalho conjunto da pasta com as Secretarias Municipais de Saúde das cidades envolvidas na campanha, além do apoio dos órgãos vinculados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Agradecemos a colaboração de todas as equipes engajadas nesta missão coletiva. Seguiremos trabalhando para proteger a população e interromper a transmissão do sarampo”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Desde o dia 17 de julho, doses da vacina têm sido disponibilizadas em postos volantes instalados em estações do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), ViaQuatro, ViaMobilidade. A programação é divulgada semanalmente pelas pastas e pode ser consultada aqui.

Há também apoio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está auxiliando na conscientização sobre a importância de vacinação, por meio de projeções em painéis eletrônicos de rodovias localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, como Bandeirantes, Imigrantes, Anchieta, Rodoanel, entre outras.

A Secretaria segue firmando parcerias, mobilizando organizações públicas e privadas que possam ajudar as Prefeituras a alcançar com mais facilidade a população, com ações de vacinação extramuros em parques, residências, hospitais, bem como escolas e universidades no período de volta às aulas, por exemplo. A Secretaria de Estado da Educação também é apoiadora da campanha.

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual mantém o monitoramento em todo o território e, se constatada a necessidade, poderá mobilizar campanhas em outros municípios. Todas as Prefeituras devem fazer bloqueios diante de notificações de casos suspeitos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

No decorrer do mês, estão previstos ainda treinamentos online e presenciais para profissionais de saúde, visando o aperfeiçoamento das ações de vigilância, com foco em: hipótese diagnostica oportuna, manejo clínico adequado, coleta e envio de amostras biológicas, notificação para ações de bloqueio e varredura em tempo hábil (até 72h).

Balanços

Em fevereiro, uma estratégia similar foi iniciada na cidade de Santos, outro ponto estratégico de entradas e saídas do país devido ao Porto, o maior da América Latina. A vacinação foi planejada devido à notificação de casos no navio de cruzeiro Seaview, da MSC, na costa brasileira. A campanha em curso na Baixada Santista visa a imunização de 91 mil jovens e adultos de 15 a 29 anos. Desse total, cerca de 65 mil pessoas foram vacinadas, até o momento.

Em 2019, até o momento, foram confirmados 484 casos de sarampo em SP. Desse total, 75% se concentram na capital, com 363 casos. Na cidade de São Paulo, a campanha começou em 10 de junho, com a meta de vacinar 2,9 milhões de pessoas na faixa etária indicada.

Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por cerca de metade dos casos do Estado.

Outros 36 casos (17,5%) abrangeram crianças com menos de 12 meses, público já abrangido na rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas.

Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas em tratamento contra o câncer.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas