21 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 26, 2024

O que a falta de ética pode causar em sua vida?

spot_img
spot_img

Muito se fala em ter ética em nosso país. Claro que logo que esse assunto surge, vem à mente do brasileiro, Brasília e tudo que ela representa. Ou melhor, o quanto a falta de ética é, infelizmente, representada nas atitudes de nossos politicos.

 

Mas, vamos olhar um pouco para nossas atitudes diárias e o que a falta de ética pode causar em nosso dia a dia.

 

Falo sempre para profissionais e empreendedores e infelizmente observo pequenas atitudes que demonstram sim falta de ética. Por exemplo, um empresário que não repassa ao seu profissional a “caixinha” que o cliente deixou ao pagar a conta. O profissional que atende ao cliente, ao ouvir o cliente reclamar ou fazer algum comentário sobre outro profissional, ou sobre outra empresa e concorda ou também comenta, está com uma attitude sem ética do mesmo modo.

 

E o que isso pode causar?

 

Comece a pensar se fosse com você!

 

O que você sentiria se soubesse que o cliente que acabou de atender gostou tanto do seu trabalho que deixou uma “caixinha” e o dono do estabelecimento não lhe repassou esse valor?

 

Indignação, revolta, insatisfação? É isso que você sentiria?

 

Pois é exatamente assim que seu funcionário se sente quando você tem essa atitude. E isso irá levar a situação cada vez mais insustentável. Como você quer que o profissional vista a camisa, se ele não confia em você?

 

O que você sentiria se soubesse que seu cliente fala mal de você para outro profissional?

 

Consegue perceber o que “pequenas” atitudes onde vemos a falta de ética afetam nosso dia?

 

Um dos segredos da boa convivência é a empatia, se colocar no lugar do outro. Se está em dúvida em alguma atitude, se está sendo ético ou não, use a empatia, se coloque no lugar do outro.

 

Com o passar do tempo, se continuar agindo sem ética, mesmo “em coisas pequenas”, você irá perdendo a credibilidade no mercado. Um profissional que não age com ética é um profissional que não tem a confiança nem dos clientes, nem dos pares e isso irá afetar negativamente toda sua trajetória profissional.

 

Um líder conquista o respeito da equipe pelo exemplo! Lembre-se disso!

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas