O logotipo da minha empresa pode ajudar a vender mais?

Colunas

Quando iniciamos um negócio, construímos a imagem da nossa empresa. Para essa construção, definimos o nome da empresa (como falamos na coluna anterior), as cores que iremos utilizar, a decoração do ambiente e o logotipo.

Todos esses fatores compõem a identidade visual da empresa e podem interferir tanto positiva quanto negativamente nas vendas. Por exemplo, se temos uma identidade visual criativa pode chamar a atenção e despertar o interesse, assim como uma identidade visual pobre pode causar desinteresse.

O logotipo é o desenho que irá traduzir visualmente a personalidade daquela empresa. Ele precisa refletir tanto o produto ou serviço que você irá entregar como a identificação com seu público alvo.

Assim como em todo o planejamento, seu foco deve ser o público alvo, ou seja, para quem você está produzindo aquilo. Quem irá comprar o seu produto ou serviço?

O seu logotipo tem que estar alinhado ao perfil do seu público alvo, tem que atraí-lo, ser agradável aos olhos e comunicar o que você quer entregar de produto ou serviço.

Então seguem algumas dicas bem práticas para ajudar nessa escolha:

  1. Primeiro conheça seu produto ou serviço

Você precisa conhecer muito bem o seu produto ou serviço. Quais são os seus diferenciais, o que você faz ou entrega de diferente dos seus concorrentes?

Que necessidades do seu público o seu produto atende? Lembre-se que todo produto ou serviço deve atender a uma necessidade humana.

  1. Conheça o seu público

É necessário que você também conheça seu público. Para que você transmita a imagem adequada através do seu logotipo. É impossível agradar a todos, então você precisa definir um nicho de mercado, ou seja, um público alvo específico para ter a identificação certa.

  1. Observe a concorrência.

Você também precisa entender os concorrentes, como eles estão se apresentando ao seu cliente. Dê uma olhada nos logotipos do concorrente, em quais os diferenciais que eles apresentam e como se mostram para o público.

  1. Revele a sua personalidade

O seu logotipo tem que refletir a personalidade do seu negócio. Que imagem você quer transmitir, forte ou delicada? Clássica ou Moderna? Feminina ou Masculina?

Se seu serviço for um escritório de advocacia, por exemplo, você precisa passar credibilidade, seriedade, assim precisa de um logotipo mais forte.

  1. Preste atenção nas cores

As cores do seu logotipo também são importantes, pois elas também refletem a sua imagem e transmitem uma mensagem. Existe um estudo chamado Psicologia das Cores que mostra que cada cor pode estimular uma sensação. Observe por exemplo, as lanchonetes de fast food que usam muito o vermelho, amarelo e laranja. Essas cores despertam a fome.

Cuide muito bem da imagem da sua empresa e escolha o logotipo com cuidado. Existem diversas empresas especializadas em criar o logotipo e a identidade visual de sua empresa. Procure a ajuda de profissionais.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *