17.8 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

Saúde leva mais de 250 pessoas para trilhas no Parque da Cantareira

spot_img
spot_img

A terceira edição da Trilha da Saúde, realizada neste sábado (31) no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu), contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que percorreram as trilhas do Sagui e da Cachoeira. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde de Guarulhos em parceria com o parque e Unidades Básicas de Saúde da regional Cantareira, fez parte do Agosto Dourado, mês dedicado à saúde da criança e ao aleitamento materno.

Antes de iniciar as trilhas, os participantes se serviram de frutas e água doadas pelos supermercados Barbosa e Lopes, respectivamente. Em seguida, dois dos dez educadores físicos, incluindo o coordenador da atividade, Victor Hugo, realizaram um alongamento. A primeira trilha percorrida foi a do Sagui, destinada a crianças, com extensão de 3,5 km e nível médio de dificuldade. Na sequência, os jovens e adultos que buscavam um pouco mais de desafio seguiram para a Trilha da Cachoeira, uma novidade nesta edição, com 5,2 km de extensão e nível grande de dificuldade.

Foi o caso de Jéssica Freitas de Moraes, usuária da UBS Recreio São Jorge. “O exercício físico me ajudou muito. Tem me ajudado bastante porque mexe com a mente. Pra quem estava tentando suicídio e agora está pegando uma trilha dessa… Foi meio cansativo no começo, mas é gostoso. Você se sente mais forte depois, mais animada pra continuar, porque a depressão é uma luta complexa. Mas com o exercício físico eu voltei a me inspirar a pintar quadro, fazer pano de prato pintado a mão. Foi me dando vontade de viver. Estou descobrindo a vida de novo”, relatou.

O objetivo, além de promover a prática de atividade física em contato com a natureza, de modo que ela seja incorporada ao dia a dia, assim como o respeito ao meio ambiente, é de também proporcionar um momento entre pais e filhos. A agente comunitária de saúde da UBS Santa Lídia, Cacilda Batista Coser Arruda, de 46 anos, percorreu as duas trilhas com o filho caçula, Anderson Bryan, de nove anos. “Foi um dia maravilhoso, inesquecível. Tudo muito lindo. Não imaginava que seria tão agradável. Meu filho e minha amiga, que também veio com o filho dela, amaram! Fomos os penúltimos a sair do local. Já estamos nos programando para retornar com a família”, contou.

A coordenadora do programa Movimenta Saúde, Keila Costa, ressalta a importância dos educadores físicos na promoção de saúde na atenção básica. “Quero aproveitar que ontem, 1º de setembro, foi o Dia do Profissional de Educação Física e dizer que o trabalho interdisciplinar desenvolvido por essa categoria no território promove o estilo de vida saudável com a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada, permitindo a abordagem ampliada do processo saúde-doença na perspectiva da integralidade do cuidado em saúde”, finalizou.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas