18.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Passos para o Recrutamento e Seleção

spot_img
spot_img

Quero começar hoje com vocês um caminho que muito empresário precisa trilhar em seu negócio e muitas vezes não sabe como ou até faz de maneira errada – Recrutamento e Seleção de Equipe.

Não há dúvidas que uma equipe bem formada é um dos itens principais para qualquer empresa alcançar o sucesso. E essa formação começa no Recrutamento correto.

Antes de sair anunciando vagas porém, alguns passos essenciais precisam ser dados.

Eu canso de ouvir de empresários (e não só do ramo da beleza) que o funcionário não é comprometido, não veste a camisa da empresa. Então eu lhe pergunto, qual é a camisa da sua empresa? Qual é o propósito, ou a missão da sua empresa? Como você pode exigir do colaborador ou parceiro que lute pelo ideal da sua empresa, se você mesmo não sabe qual é.

Tenha certeza que, ao contratar profissionais engajados no mesmo propósito que você a produtividade será muito maior. Por exemplo, o propósito da sua empresa é levar um serviço de qualidade ao público infantil. Se você contratar profissionais que não goste de criança, você nunca conseguirá entregar ao seu público um bom atendimento.

Então o Primeiro Passo para o recrutamento e seleção é determinar qual é o propósito de sua empresa. O Segundo Passo é a definição de qual é o seu público alvo. Para buscar no mercado bons profissionais você precisa entender o que são bons profissionais e isso muda de público para público. Como no exemplo acima, para o público infantil, preciso de alguém com paciência mas com o pique para acompanhar a criança.

O Terceiro Passo é definir qual é o perfil do profissional que você precisa para sua equipe. Quais são as características pessoais, formação, experiência profissional, perfil de comportamento. Uma dica nesse momento é sempre determinar esse perfil juntamente com o gerente ou líder da equipe em que esse profissional fará parte.

As empresas hoje estão engajando nos processos seletivos os gestores de cada equipe para que a escolha seja mais assertiva, evitando inclusive prejuízos financeiros. Se você contrata um profissional que tenha a formação e a experiência, mas não tenha o perfil de comportamento certo para integrar a equipe, você terá que substituí-lo e isso lhe trará um custo.

O Quarto Passo é o anúncio da vaga e para isso você precisa usar o veículo certo para cada cargo. Por exemplo, para contratar um diretor na empresa, não adianta colocar uma placa na porta da empresa, você precisa anunciar sua vaga em sites especializados ou em redes sociais como o Lindekin, por exemplo.

Para contratar um operário porém, não adianta você anunciar no Linkedin. Uma placa na porta da empresa irá atingir a esse público de maneira muito mais assertiva.

Uma dica nesse passo do processo é também buscar profissionais em escolas (quando o cargo requer formação específica). No mundo da beleza, por exemplo, temos várias escolas que formam bons profissionais. Se você quer uma manicure, pode contar com essas escolas para anunciar sua vaga.

A grande vantagem de buscar um profissional em formação é que você irá treiná-lo no perfil desejado. Ele virá sem os vícios de outras experiências. Em minha experiência como mentora, sempre que possível busco profissionais em formação e o engajamento e comprometimento desses profissionais é muito maior, porque quando damos a oportunidade do primeiro emprego, ou do desenvolvimento, o profissional fica grato e busca sempre desenvolver o melhor.

Nas próximas edições vamos falar mais sobre os próximos passos para o recrutamento e seleção de bons profissionais.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas