17.9 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

Simulação de acidente no calçadão da Dom Pedro II marca início da Semana Nacional do Trânsito

spot_img
spot_img

Quem esteve no calçadão da rua Dom Pedro II na manhã desta quarta-feira (18) pôde ver uma simulação de acidente de trânsito envolvendo dois veículos e o socorro imediato às vítimas no local. A ação da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) em parceria com a Polícia Militar e o Detran-SP, marcou o início da Semana Nacional do Trânsito.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a campanha é comemorada nacionalmente entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre comportamentos que definem a direção perigosa. O secretário-adjunto da STMU, Márcio José Pontes, valorizou a importância da demonstração realizada no Centro da cidade. “Sempre ouvimos falar em acidentes, mas nunca ninguém imagina que pode acontecer consigo. Esses eventos impactantes incentivam a população a valorizar o cuidado com a vida e mostram como é feito o trabalho para o resgate”, disse Pontes.

Entre janeiro e julho de 2019 foram registrados 61 óbitos em acidentes de trânsito em Guarulhos, 33 a menos que no mesmo período do ano anterior. O superintendente do Detran-SP na Região Metropolitana, Wagner Vieira, destacou o papel das ações implantadas. “Nós fazemos várias campanhas durante o ano. Estimulamos, por exemplo, o município na realização de blitze em semáforos e bares, onde distribuímos materiais educativos para pessoas de todas as idades, sempre levando as informações necessárias”, pontuou Vieira.

Na simulação houve uma colisão frontal entre dois veículos. As duas motoristas ficaram inconscientes com o impacto. A Polícia Militar chegou rapidamente e isolou o local, abrindo espaço para o Corpo de Bombeiros, que verificou a gravidade dos ferimentos e as condições das vítimas. Assim que recebeu a autorização, a equipe do Samu encaminhou a primeira condutora ao hospital. No outro veículo, a mulher ficou presa às ferragens, obrigando a corporação a retirar a porta e o teto do carro para imobilizá-la e seguir o mesmo destino.

O simulado foi organizado pelo Tenente Lemos, que coordenou a equipe de salvamento e falou sobre o processo de resgate das motoristas. “Treinamos diariamente casos como o demonstrado aqui. Nós precisamos ser ágeis, respeitando todas as técnicas necessárias, sempre pensando na vítima, evitando lesões mais graves. Neste caso, utilizamos técnicas de salvamento veicular, que visavam a ganhar espaço dentro do carro e retirar a vítima o mais breve possível”, relatou o tenente.

Programação

A Semana Nacional do Trânsito tem como tema neste ano “No trânsito, dê sentido à vida” e possui em Guarulhos uma programação que ainda prevê para esta quinta-feira (19) ações na avenida Paulo Faccini (blitz de motociclistas) e no Centro (intervenção nos bares e universidades). No sábado (21) será a vez do Internacional Shopping receber atores que performarão de forma lúdica com os visitantes. Três eventos encerram a campanha na próxima quarta-feira (25): a Faixa de Pedestre, ajudando pedestres a fazer uma travessia segura nas vias; a Escola na Garagem, da Guarupass (cooperativa das empresas de ônibus), que leva alunos do ensino fundamental até uma garagem de ônibus e orienta sobre o comportamento dentro de um transporte público; e, por fim, o SP Mirim, um projeto que leva a Polícia Militar a uma escola, onde os alunos têm a oportunidade de aprender sobre segurança de uma forma interativa, utilizando placas, faixas e semáforo.

 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas