21.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura implanta calçadas acessíveis no Macedo

spot_img
spot_img

A Prefeitura de Guarulhos implantou nesta quinta-feira (26) o projeto piloto de calçada acessível no quarteirão formado pelas ruas Alberto Hinoto Bento, da Penha, avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo e rua Michael Andreas Kratz, no Macedo. Idealizada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, a calçada acessível propõe melhorar a mobilidade urbana na cidade, principalmente das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A meta é replicar em outras localidades do município.

Além dos serviços de sinalização de solo, implantação de redutores de velocidade, piso tátil nas travessias e ponto de ônibus, rebaixamento de guias em todo o quarteirão e criação de rotas acessíveis, o projeto incluiu paisagismo com plantação de árvores no entorno. Além da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, o projeto contou com parceria da Proguaru e das secretarias do Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade Urbana e Obras.

Todos os melhoramentos foram aprovados por alunos que frequentam o projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), como Juliane Almeida Tavares e Thiago Nascimento Almeida, ambos com deficiência visual e que participaram da inauguração da calçada acessível na manhã desta quinta-feira. Para Juliane, a nova calçada dá mais autonomia para o deficiente visual ou cadeirante. “Tem mais firmeza pra achar os obstáculos, principalmente na travessia. Em Guarulhos e São Paulo deveria ter mais calçadas acessíveis, pois muitas vezes precisamos pedir a ajuda das pessoas”, afirmou.

Presente na implantação do projeto, o prefeito Guti reconheceu a importância de ele ser estendido a outros locais da cidade. “Somente quem enfrenta mais dificuldade em acessibilidade entende o valor da calçada. É importante que os espaços públicos sirvam as pessoas, principalmente as que têm mobilidade reduzida, e que cada vez mais essas pessoas sejam acolhidas de forma melhor”, disse o prefeito.

Na oportunidade, Guti falou dos avanços na questão do pagamento de dívidas herdadas dos governos anteriores, do tratamento de esgoto, que será executado pela Sabesp, do fim do rodízio de água até dezembro, entre outros assuntos. De acordo com Guti, falta muito para se ter uma cidade ideal, que todo mundo merece, mas que trabalha para fazer o melhor para todos.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, ressaltou que a calçada acessível acima de tudo é respeito aos direitos dos que mais precisam. “As pessoas com deficiência e idosas necessitam da garantia do poder público de ter lugares acessíveis para que seus direitos sejam garantidos”, enfatizou.

O subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, disse que a calçada acessível e a faixa azul darão mais autonomia às pessoas que transitam no entorno. “Algumas pessoas eram obrigadas a caminhar pela rua por falta de acessibilidade, mas agora terão mais segurança para andar nas calçadas. Espero que possamos multiplicar essa ideia para outros locais da cidade”, ressaltou.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas