Final de ano chegando. Você está preparado?

Colunas

Para as empresas do ramo da beleza, sem dúvida alguma, o final de ano é a época de maior trabalho e movimento!

Enquanto todo o público festeja os encerramentos de anos letivos,  comerciais, festas familiares, formaturas,  festas de final de ano na empresa e  casamentos, os profissionais da área da beleza se desdobram para deixar seus clientes cada vez mais bonitos.

É claro que tudo isso traz também uma grande visibilidade para os profissionais da área,  além do retorno financeiro!

 

Mas…….. você está preparado para tudo isso?

 

Como gestor de uma empresa da área da beleza – E PORQUE NÃO DIZER, DE QUALQUER OUTRA ÁREA  – você sabe qual é a capacidade produtiva do seu empreendimento?

Sabe quantos clientes tem capacidade de atender por dia?

Conhece o comportamento dos seus clientes?

Sabe o perfil do seu cliente? O que ele gosta, como ele decide uma compra?

Todoa esses itens eu tenho discutido aqui nas colunas durante o ano, mas hoje quero te chamar a atenção para dois pontos que você deve analisar.

 

Primeirosua equipe está preparada?

Nessa preparação,  duas devem ser aa preocupações.  A primeira é quanto ao treinamento, engajamento e motivação de sua equipe. Isso mesmo, você precisa se preocupar com a motivação,  treinamento de sua equipe.  Os profissionais estão alinhados? Todos estão atuando no mesmo padrão?

Para que seu empreendimento seja visto por seu cliente e por seu profissional como uma empresa,  deve ter processos bem definidos e toda a equipe deve estar alinhada.

A segunda preocupação deve ser no número de profissionais que fazem parte da sua equipe. No mundo da beleza, é comum a contratação de profissionais free lancer nessa época. Mas essa contratação deve ser feita com planejamento.  De nada adianta você trabalhar a motivação e o treinamento da sua equipe e, justamente nessa época, inserir nessa equipe um profissional que não esteja no mesmo perfil ou não tenha sido preparado para isso.

É essencial então que essa contratação seja feita agora!

Isso mesmo, contrate com antecedência,  para que você tenha tempo de treinar, motivar e engajar esse profissional em sia equipe.

 

Segundoseu estoque está preparado?

Também sempre alerto aos empresários de todas as áreas,  que estoque cheio é dinheiro parado e dinheiro parado, é dinheiro perdido!

Não estou dizendo aqui que, justamente nessa época você precise abarrotar seu estoque de produtos, não é isso!

Mas você precisa ter uma boa gestão desse estoque.

E para isso, mais uma vez, quero te alertar para a necessidade de conhecer o comportamento do seu cliente.

Por exemplo: se você tem uma grande quantidade se clientes que fazem regularmente luzes ou tinturas em tons de loiros, nessa época a demanda irá aumentar e você precisa estar preparado.

Suas clientes tem preferências por esmaltes coloridos ou na linha nude? A frequência às manicures vai aumentar.

Para fazer essa boa gestão de estoque, você não precisa investir dinheiro em produtos, mas precisa investir em bom relacionamento e boas parcerias.

Isso mesmo, parcerias……

Quando você tem uma boa parceria com os fornecedores com os quais você trabalha,  nunca ficará na mão!

E essa parceria deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano. Com fidelização do parceiro e busca em conjunto do crescimento.

 

O final de ano é uma época de muito trabalho, mas que trará um resultado financeiro muito positivo para você e para seus profissionais. Mas, para que isso aconteça,  você precisa estar preparado. O planejamento é uma ferramenta que deve ser utilizada SEMPRE em sua vida!

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

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