18 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

Guarulhos oferece mais de 80 bolsas para a promoção de atividades de incentivo à leitura

spot_img
spot_img

Se você mora em Guarulhos, tem entre 18 e 29 anos, já concluiu ou está cursando o 3° ano do ensino médio e tem interesse em participar de iniciativas para estimular ações literárias na cidade, fique atento ao período de inscrições do programa Agentes de Leitura, que vai de 21 de outubro a 8 de novembro. Nele, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, e o governo federal oferecem83 bolsas para que os participantes promovam atividades de incentivo à leitura em seus bairros por oito meses.

Para participar, os interessados devem se inscrever pessoalmente na Biblioteca Monteiro Lobato, que fica na rua João Gonçalves, 439, Centro, ou na Secretaria de Cultura, localizada na rua Claudino Barbosa, 313, prédio Anexo, 4º andar, no Macedo.

No momento da inscrição, os candidatos deverão entregar, em envelope pardo lacrado, a ficha de inscrição preenchida,cópias do RG ou CNH, CPF, comprovante de endereço, certificado de conclusão do ensino médio expedido por entidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou comprovante de matrícula do 3º ano do ensino médio, se ainda estiver cursando, currículo e comprovante de registro do candidato ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social – NIS), caso tenha. Na frente do envelope deverá constar: – PROGRAMA AGENTES DE LEITURA, – NOME DO CANDIDATO, – Nº DO RG.

Os selecionados passarão por um processo de formação inicial e receberão bolsa mensal de R$ 525. O início do programa está previsto para janeiro de 2020.

O programa também promove a atualização do acervo das bibliotecas da Secretaria de Cultura, com a aquisição de 10.800 livros que, ao fim do programa, serão distribuídos entre as oito bibliotecas municipais da cidade.

Para mais informações durante o período de inscrição, ligue para2087-6903 ou 2087-4170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para acessar o edital eimprimir a ficha de inscrição acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agentesdeleitura.

Editais da Cultura

O Agentes de Leitura dialoga com a política de formação da Secretaria de Cultura, que no ano de 2019 ofertou cerca de 30 oficinas em diversas linguagens artísticas e áreas culturais, além dos cursos de música oferecidos no Conservatório de Guarulhos. O edital dos agentes de leitura foi lançado em um momento importante para Secretaria de Cultura, pois soma-se a outras ações que aguardavam continuidade, como os Pontos de Cultura e os projetos do Funcultura, ambos em pleno andamento este ano, além de outros editais organizados em um calendário conforme a previsão:

Setembro/2019 – Ocupação do anfiteatro da Biblioteca Monteiro Lobato (publicado)

Outubro/2019 – Agentes de Leitura (publicado); FunCultura; programação cultural; Escola Viva

Novembro/2019 – Fomento ao Teatro e à Dança; Salão de Artes

Abril/2020 – Programação cultural

Maio/2020 – Prêmio Guarulhos Cultural

Julho/2020 – Prêmio de Literatura

Setembro/2020 – Ocupação do anfiteatro da Biblioteca Monteiro Lobato; Funcultura

Outubro/2020 – Programação cultural; Escola Viva

Novembro/2020 – Fomento ao Teatro e à Dança; Salão de Artes

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas