EPG Perseu Abramo aborda parceria entre família e escola em reuniãode pais do AEE

Cidade

Inclusão, respeito às diferenças e a importância da família foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião de pais dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EPG Perseu Abramo, localizada no Jardim Presidente Dutra,nessa quinta-feira (11). A reunião teve como objetivo tratar dos desafios,necessidades e avanços conquistados de cada criança.

A unidade escolar atende alunos que possuem transtorno o espectro autista (TEA), paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência física e intelectual. Para a professora Angela Rangel de Almeida, responsável pelo Polo AEE da EPG Perseu Abramo, é imprescindível valorizar e aplicar a autonomia dentro e fora da escola, além de haver a mesma linguagem com as famílias. “Desde o período da gestação, todos os nossos sentimentos, medos, alegrias e tristezas passam para nossos filhos, e isso reflete no comportamento deles, portanto, precisamos alinhar as expectativas e eliminar o máximo possível as barreiras durante a vida escolar da criança”.

A coordenadora pedagógica da escola, Silmara Francisca de Paula Gouvea, reforçou a importância da família em parceria com escola, além de pontuar a mudança pela qual os alunos vão passar quando chegar o momento de passar para a rede estadual de ensino. “Ninguém está sozinho, precisamos sempre um do outro e não podemos desistir dos nossos alunos. Precisamos focar em suas potencialidades continuamente, fazer com que eles sejam respeitados, integrados à sociedade e prepará-los para a vida”, destacou Silmara sobre os desafios da educação inclusiva, que deve buscar soluções em conjunto.

Fazendo a diferença

A reunião contou com a presença da professora Adriana Santana e também com a participação do coordenador pedagógico Renato Pinto Gotola, da EPG Mariazinha Rezende Fusari, que teve a oportunidade de acompanhar o atendimento de muitos dos alunos do AEE na educação Infantil. Atualmente, os alunos deram prosseguimento aos estudos e estão no ensino fundamental na unidade escolar vizinha EPG Perseu Abramo.

Gotola falou sobre a necessidade de todas as crianças serem estimuladas pedagogicamente conforme seu desenvolvimento e respeitando suas limitações. “Cada criança tem uma limitação diferente.Ela tem o seu tempo e é no tempo dela que vai se desenvolver. Os pais são peças fundamentais nesse processo contínuo e é prazeroso ver essas crianças avançando física e emocionalmente”, explicou.

Durante a reunião, os participantes compartilharam momentos de dificuldade e de alegria e também os resultados que puderam observar junto a seus filhos, os quais foram trabalhados juntamente com os professores, estagiários e gestores.

O pai Josemar Costa Freitas parabenizou a escola pelo apoio no desenvolvimento da sua filha Ana Carolina. “Eu só tenho a agradecer à escola e aos professores que cuidam muito bem dela, pois ela se desenvolveu bastante”, afirmou.

Por sua vez, Juliana dos Santos Fernandes, mãe do aluno Kauã Fernandes,falou sobre a conquista do seu filho em ser mais decidido e começar a resolver os conflitos sem a necessidade constante de sua presença. “Conversei bastante com a professora Angela e recebi orientações adequadas. A partir daí, conversei com meu filho para que ele se esforçasse em tentar resolver seus conflitos de relacionamento com os amigos. Hoje ele melhorou muito, percebeu que está crescendo e é capaz”.

A emoção tomou conta do público ao término do encontro. As histórias de vida das mães, de muita luta e persistência, foram ouvidas pelas professoras com muita sensibilidade. O grupo também se emocionou com a apresentação do vídeo Lobo Maurinho.

“Para que o encontro de hoje se tornasse possível, dependemos da presença de cada pai e é isso que faz uma parceria de sucesso, a união. A maioria dos pais veio e realmente se preocupou em acompanhar e buscar melhorias no desenvolvimento das crianças”, concluiu a professora Angela sobre o comprometimento das famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *