19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura adquire laboratórios móveis de informática para toda a rede de ensino fundamental

spot_img
spot_img

A Prefeitura de Guarulhos iniciou na manhã dessa sexta-feira (11) a entrega dos Laboratórios Móveis de Informática para os alunos do ensino fundamental da rede municipal. Trata-se do Plug, programa de inclusão digital que conecta as escolas da Prefeitura ao futuro, disponibilizando as ferramentas tecnológicas que vão melhorar a qualidade da educação na cidade. A entrega oficial do primeiro módulo aconteceu na EPG Pastor Sebastião Luiz da Fonseca, localizada no bairro Cidade Soberana, e contou com a presença do prefeito Guti, do secretário de Educação, Paulo Matheus, e demais profissionais da área.

A escola foi contemplada com dois laboratórios, com 40 netbooks cada. Os computadores portáteis vão permitir o acesso à internet, além de possuir centenas de aplicativos educacionais cujo conteúdo pode ser controlado pelos professores, possibilitando atividades e aulas cativantes para os alunos.

“A educação transforma pessoas e é por isso que não medimos esforços para oferecer às nossas crianças um ensino de qualidade. O netbook não é só uma ferramenta pedagógica, ele vai proporcionar a inclusão digital e social. Isso é tecnologia aliada à educação. Agradeço a todo o time da Secretaria de Educação por implementar esse programa, que estará em todas as escolas até o final do ano”, destacou Guti.

Durante a aula de informática cada aluno poderá manusear o netbook sem ter de esperar que o colega libere o equipamento, já que haverá uma máquina por aluno. Outra vantagem é a facilidade de locomoção dos computadores portáteis, que é feita por meio de um carrinho específico. A instalação dos aparelhos é feita de forma rápida e eficiente em diferentes espaços da sala de aula.

Serão enviados 63 novos laboratórios móveis, com 40 netbooks em cada, para as escolas que têm a modalidade do ensino fundamental e que ainda não possuem o equipamento. As unidades escolares de médio e grande porte, com mais de dez salas de ensino fundamental, serão equipadas com dois laboratórios móveis para que cada turma trabalhe com os netbooks ao menos uma vez por semana.

Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, o Plug vai possibilitar que as novas tecnologias estejam ainda mais acessíveis dentro da escola. “A ação se configura em um grande diferencial na formação escolar, servindo para aguçar ainda mais a curiosidade das crianças e incentivar pesquisas sobre os conteúdos lecionados”, destacou.

Os netbooks contam como sistema operacional Windows 10 e pacote Office, processador Intel Celeron N3350, atual, 4GB de RAM, SSD de 120 e tela sensível ao toque capacitivo com caneta. Os alunos podem usar com tranquilidade os computadores, que passaram por testes de resistência.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas