19.8 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Outubro Rosa mobiliza todos os serviços de Saúde nesta sexta-feira

spot_img
spot_img

A palavra-chave deste mês é prevenção. Por isso, nesta sexta-feira (18) todos os serviços da rede municipal de Saúde vão promover o Dia D do Outubro Rosa, com diversas atividades para incentivar o rastreamento precoce do câncer de mama e prevenir as demais doenças que acometem as mulheres, como, por exemplo, o câncer de colo de útero, as infecções sexualmente transmissíveis, entre outras.

A programação do Outubro Rosa na cidade, que já arrecadou 10 quilos de cabelo para a confecção de perucas a pacientes com câncer e está movimentando todas as unidades de Saúde desde o início do mês, será intensificada neste Dia D. Consultas médicas exclusivamente para mulheres, encaminhamentos para a realização de mamografias, ampliação da coleta de papanicolau (exame para o diagnóstico do câncer de colo de útero), e muitas atividades recreativas de prevenção acontecerão simultaneamente nos serviços da rede.

As atividades do Outubro Rosa pretendem destacar como a alimentação adequada e a prática de exercício físico interferem nas condições de saúde, tanto para a prevenção de doenças como para a evolução do tratamento, uma vez adquiridas. Por isso, várias unidades de Saúde promoverão caminhadas pelas ruas do bairro em que estão localizadas, como as UBS Soberana, Bambi e Ponte Alta, às 8h; Santos Dumont, Flor da Montanha e Cumbica 2,às 9h e Soimco, às 10h.

Outras terão aulas de dança como a UBS Cumbica,às 9h; UBS Cecap com dança do ventre, às 9hs; UBS Santa Paula com zumba às 8h e CTA (Gopoúva,) às 11h. Na Academia de Saúde e UBS Cabuçu serão várias atividades para o corpo e a mente, durante o dia todo com aula de alongamento e funcional, festa da mulher e ação “Movimente-se” no espaço Zen.

Totalmente gratuita e aberta à população, a programação do Outubro Rosa nas unidades de Saúde ainda contará com palestras, sorteio de brindes, bingo educativo, dia da beleza, música, jogral, exibição de vídeo, massagem e até baile Halloween. Para participar, basta se informar sobre as atividades em um dos serviços da rede.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas