20 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

2ª fase da campanha de vacinação contra o sarampo começa na próxima terça-feira

spot_img
spot_img

Por conta da decretação de ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira (18), antecipando as comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em Guarulhos a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para jovens com idade entre 20 e 29 anos, terá início na próxima terça-feira (19). Assim como aconteceu com as crianças, a imunização deste público não será indiscriminada, mas mediante avaliação da situação vacinal da pessoa para atualização das doses conforme calendário vigente.

Vale destacar que dos 693 casos de sarampo confirmados em Guarulhos até a última quarta-feira  (6), 219 foram registrados em jovens na faixa etária do público-alvo da campanha. Por isso, é muito importante que eles procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar o esquema vacinal.

A 2ª. fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para as pessoas com idade entre 20 e 29 anos, se estende até o próximo dia 30 de novembro, um sábado, Dia D de Mobilização Nacional contra a doença, quando todas as UBS da cidade abrirão das 8h às 17h, para intensificar a vacinação.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode ser fatal. Altamente contagioso, o sarampo é transmitido quando o paciente infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas, podendo contaminar até 90% daqueles que estão ao seu redor.  A única maneira de evitar a doença é pela vacina.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas