19.8 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti tem teatro na cidade,

spot_img
spot_img

Na manhã desta segunda-feira (25) teve agente comunitário de saúde vestido de mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela na Escola Municipal Cora Coralina, em Guarulhos. A encenação teatral dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Cabuçu, que animou as crianças ao mesmo tempo em que ensinou como combater o vetor, integra a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que teve início nesta data.

No período de 25 a 30 de novembro, a proposta da Semana Estadual de Mobilização é intensificar as ações nas escolas estaduais, municipais e particulares de São Paulo com dois objetivos: verificação das condições do ambiente escolar para evitar a proliferação do mosquito no período de recesso escolar e orientação a alunos e pais sobre as medidas preventivas contra a dengue e demais arboviroses.

Na sequência, entre os dias 2 e 7 de dezembro, deverão ser ampliadas as ações de controle vetorial, por meio da priorização de áreas com maior infestação de larvas e eliminação de recipientes que possam ser importantes na reprodução do mosquito. Por isso, várias ações estão programadas para acontecer na cidade nesse período, tais como orientações em escolas, caminhadas com distribuição de informativos, panfletagem em feiras livres, palestras e exibição de vídeos educativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A UBS Inocoop, por exemplo, fará nos dias 2, 3 e 4 de dezembro ação de orientação nas escolas da região e também em condomínios para abordar a importância da percepção coletiva na prevenção das arboviroses: quem transmite, onde nascem, quem cria, como não criar novos focos, identificação de possíveis criadouros já existentes, formas de eliminação, cuidados individuais e residenciais no bloqueio dos mosquitos que já nasceram e suas consequências.

Ações antecipadas

Com o intuito de preparar e se antecipar às ações da Semana Estadual de Mobilização, a Secretaria de Saúde, por meio da seção técnica de Planejamento e Educação em Vigilância em Saúde, capacitou na semana passada 145 vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa consiste em ação estruturante da implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, programada para 2020.

Além disso, os profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde ministraram uma capacitação sobre o tema no Aeroporto Internacional de Guarulhos para funcionários de empresas prestadoras de serviço, bem como para trabalhadores da administradora aeroportuária, companhias aéreas e servidores públicos. A Semana Estadual de Mobilização é mais um esforço concentrado e simultâneo para reduzir a infestação do mosquito e prevenir doenças.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas