Vamos começar 2020 planejando do jeito certo?

Colunas

Enfim o tão esperado ano de 2020 começou! E com o novo ano, vem sempre as “novas resoluções”. Sempre fazemos a lista daquilo que queremos conquistar. Mas, infelizmente, vejo que muitos de nós esquece a lista logo em fevereiro! Isso mesmo, todo o entusiasmo de janeiro acaba menos de um mês antes. E uma das razões pelas quais vejo isso acontecer é que não conseguimos realizar aquilo que nos propusemos!

Vamos fazer diferente? Vamos fazer do jeito certo?

Hoje quero trazer uma dica muito importante – como estabelecer suas metas de uma maneira que realmente sejam cumpridas! Você não tem ideia da alegria que sentirá ao conquistar aquilo que realmente sonha e deseja!

Em primeiro lugar, precisamos diferenciar o objetivo da meta! Embora pareçam ser coisas iguais, não são!

Objetivos são os sonhos, são ideais, são mais abrangentes. É aquilo nos motiva, nos move!

Metas são tarefas específicas que escrevemos e realizamos para alcançar nossos objetivos! As metas são específicas, são práticas e andam lado a lado com nossos objetivos.

Mas, para traçar metas que realmente sejam realizadas e nos levem a alcançar nossos objetivos, quero trazer uma ferramenta muito importante, SMART.

 

Smart é um sigla de alguns passos (inglês) que vão te ajudar a realmente escrever metas que vão te levar ao seu objetivo.

S – Specific – Sua meta tem que ser específica. Até para que seu cérebro processe e parta para a ação, quanto mais específico você for, melhor. Por exemplo: Objetivo – ter uma vida mais saudável / Meta – realizar caminhadas 3 vezes por semana.

M – Measurable – Você precisa mensurar sua meta, ou seja, ela precisa ter um indicador que irá quantificar o quanto. Ainda usando o exemplo acima, a meta é caminhar 3 vezes por semana. Ao definir 3 vezes por semana, você está mensurando.

A – Attainable – Sua meta precisa ser atingível, ou seja, ela precisa ser possível de ser atingida. Usando o exemplo acima, você está sedentário e quer iniciar as atividades físicas para alcançar o objetivo de ser mais saudável. Se você estabelecer a meta de correr 7 dias por semana por 4 horas por dia, irá conseguir? É claro que não! Sem o devido preparo, isso é impossível, logo ela não é atingível!

R – Relevant – Ao definir uma meta, pense o quanto relevante ela é para você. Ela tem que ter significado, o quanto ela faz sentido para você. Por exemplo, se o seu objetivo é ter uma vida mais saudável, traçar uma meta de sair para balada todas as noites não fará nenhum sentido. Por outro lado, traçar a meta de ter um sono regular, dormir 8 horas por noite é relevante.

T – Time – Toda meta tem que ter um tempo definido para ser cumprida. Sim, uma meta é uma tarefa que deverá ser cumprida, executada. O ser humano precisa de limites, precisamos de prazos. Se eu colocar uma meta de caminhar 3 vezes por semana e não definir quando irei começar e quando irei aumentar para 4 vezes por semana, por exemplo, não irei cumprir.

Definiu as metas? Estão dentro dos critérios da ferramenta SMART? Agora você precisa montar o plano de ação, ou seja, descreva quais os passos você deverá seguir para realizar essa meta.

Quer saber mais? Me mande a mensagem “Eu quero” pelo whats (11) 9.9953.5970 que te envio um ebook com todas essas dicas e um formulário para que você possa montar o seu plano de ação.

Vamos fazer de 2020 um ano de sucesso!!!

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *