22.9 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 18, 2024

Guarulhos inicia nova fase de informatização das unidades de saúde

spot_img
spot_img

Em continuidade ao projeto de modernização das unidades de saúde, por intermédio do novo sistema informatizado, que inclui o lançamento do aplicativo Saúde Guarulhos, a Prefeitura inicia outra fase do sistema integrado (SISS Online) na rede municipal, que vai promover maior agilidade e eficiência para recebimento, registro e distribuição de medicamentos e insumos aos pacientes.

O novo modelo teve início em outubro, em fase piloto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ponte Grande, localizada na região central da cidade. Em dezembro, o projeto piloto foi ampliado para as demais regiões de saúde, sendo a UBS Cidade Martins da região II (Cantareira), a UBS Presidente Dutra, da região III  (São João/Bonsucesso), e a UBS Jacy, da região IV (Pimentas/Cumbica).

A capacitação dos servidores para a utilização do sistema teve início nesta semana no Centro Municipal de Educação Adamastor. Nesse processo estão envolvidos 500 profissionais em 14 treinamentos, que acontecerão até 20 de fevereiro. A transformação digital ocorrerá em toda a rede no módulo SISS Farmácia, enfermagem e odontologia,

A coordenadora da Assistência Farmacêutica, Giselle Bartelotti Nunes, explica que o novo sistema funcionará integrado ao almoxarifado central e permitirá o lançamento das entradas, saídas e transferências de produtos entre unidades, contendo informações referentes a fornecedores, pacientes e lotes. “Teremos o controle dos dados de todas as prescrições. Por exemplo, como está a pressão arterial do paciente, se passou pelo dentista, se fez curativos, entre outras informações”, completou Giselle.

Já a coordenadora da Assistência de Enfermagem, Merilin Vieira de Oliveira Alencar, destaca que todo paciente terá um histórico cadastrado no sistema, que poderá ser acessado independentemente do local em que ele estiver em consulta e futuramente fará parte do Prontuário Eletrônico. “O módulo de farmácia traz um gerenciamento completo do estoque de medicamentos e materiais das unidades de saúde, possibilitando ainda a interface com o HÓRUS – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, um grande avanço para a Saúde de Guarulhos, concluiu.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas