25.8 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 26, 2024

Onde buscar automotivação?

spot_img
spot_img

O ano começou, você definiu seus objetivos, traçou as metas para alcançá-los e agora é só fazer, certo?

Nem sempre é assim……

Muitas vezes nos falta o ânimo, a motivação para fazer acontecer. Hoje quero falar de uma ferramenta que você pode usar para buscar essa automotivação todos os dias.

A mente humana é algo incrível. Você sabia que pode modificar seu ânimo, seu estado emocional utilizando algumas ferramentas? Uma dessas ferramentas é chamada âncora ou gatilho emocional.

Você já percebeu que tem algumas músicas que você ouve te deixam mais animado e outras te deixam pra baixo? Algumas são até classificadas como sofrência….

Faça uma experiência, comece um dia com uma seleção de músicas que te deixem animado, te deixem “pra cima”. Você verá que tem ânimo para produzir muito mais!

Preste atenção no que você sente quando vê uma imagem de um bebê sorrindo, de um filhote de cachorrinho ou gatinho brincando. E quando você vê uma imagem de um acidente, alguém doente, machucado, o que você sente?

Sentir um perfume, o cheiro do café, de um bolo quentinho pode trazer lembranças de um momento ou algo distante e te faz reviver o mesmo estado emocional dessa época. Isso pode ocorrer de maneira positiva ou negativa. Se algum perfume te lembrar alguém que te fez mal, o sentimento ruim também voltará.

Músicas, imagens, cheiros, são chamados âncoras ou gatilhos emocionais. Você quer ter controle sobre suas emoções e se manter motivado? Crie âncoras emocionais que te tragam esse estado.

Então, como utilizar isso ao seu favor? Utilizando uma das técnicas da PNL – Programação Neurolinguística, chamada “Ancoragem”.  Então, mãos à obra!

Primeiro identifique o estado emocional que deseja ter. Como você quer se sentir no decorrer do seu dia? Que emoções você precisa vivenciar para ter forças, se automotivar e fazer acontecer?

Então, você precisa mudar do negativo para o positivo. Primeiro identifique o estamos emocional que quer estar. Por exemplo, quero estar relaxado e tranquilo. Faça então o seguinte exercício: Sente-se em um lugar calmo, feche os olhos e pense em um momento em que esteve assim, relaxado e tranquilo. Lembre-se de um dia na praia, por exemplo, lembre de tudo que viu, nas músicas que estava ouvindo, os cheiros, as sensações… É importante você lembrar de cada detalhe. Ao pensar em cada detalhe, coloque a mão no peito e respire fundo, lembrando de tudo que sentiu. Lembre-se da sensação do sol em sua pele, dos sabores que sentiu, dos odores e sinta novamente todas aquelas emoções.

Faça esse exercício algumas vezes. Cada vez que você colocar a mão no peito, as emoções voltarão ao seu ser. Pronto, você criou uma âncora positiva. Colocar a mão no peito será sua âncora que trará de volta os sentimentos de relaxamento e tranquilidade.

Claro que colocar a mão no peito é apenas um exemplo. Você pode escolher outro gesto ou algo que te ajude a trazer à tona tais sentimentos.

A técnica da ancoragem não fará milagres, mas irá contribuir muito para o seu bem estar, para sua automotivação.

Comece o dia com aquilo que te faz bem e seu dia será outro!

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas