Oficinas abertas de danças circulares iniciam 2020 com homenagem

Política

A Secretaria de Saúde de Guarulhos retoma neste domingo (26) a programação das oficinas abertas de danças circulares no Bosque Maia, que neste mês de janeiro completam oito anos no local, por meio de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Realizada das 10h às 12h, a primeira oficina do ano terá um caráter especial: além de comemorar o aniversário, fará uma homenagem a Petrus Schoenmaker, embaixador da Expoflora em Holambra/SP e um expoente focalizador de danças circulares, que faleceu no último dia 11 e teve como missão de vida levar essa prática para alegrar e curar as pessoas.

Sendo assim, dando continuidade à oficina aberta de danças circulares – atividade que acontece todo último domingo de cada mês, na Tenda Verde do Bosque Maia, a partir das 10h –, a Secretaria de Saúde convida a todos neste domingo para dar as mãos por meio da dança e celebrar o Janeiro Branco, mês dedicado à cultura de paz pelo Programa Movimenta Saúde, tema que inspirou o homenageado em muitas coreografias.

As danças circulares integram o movimento da cultura de paz porque enfatizam o trabalho harmonioso do autoconhecimento e exercitam valores como tolerância, afetividade, ética, diversidade, respeito à vida e aos direitos individuais e planetários. A prática da atividade revisita as danças dos povos e, como o próprio nome sugere, é realizada em círculo e de mãos dadas integrando, apoiando e respeitando as diversidades.

Além de promover a cultura de paz, as danças circulares também auxiliam a pessoa a tomar consciência de seu corpo físico, harmonizar o emocional, trabalhar a concentração e estimular a memória. “Por isso, convidamos a todos para que venham se integrar a essa grande rede de apoio e valorização da vida, das comunidades, das gerações e do planeta”, destacam a articuladora das danças circulares em Guarulhos, Denise Antunes, e a coordenadora do programa Movimenta Saúde, Keila Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *