18.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Guarulhos adquire mais uma van para o transporte de pacientes

spot_img
spot_img

O prefeito Guti entregou nesta sexta-feira (14) mais uma van para o serviço de transporte ambulatorial da Prefeitura, atualmente chamado transporte sanitário.  Responsável pelo translado de pacientes com dificuldade de locomoção ou que não têm recursos financeiros para custear condução para a realização de tratamento de saúde, o setor possui hoje mais de mil pessoas cadastradas e realiza aproximadamente 2.700 atendimentos por mês.

“Essa nova van, extremamente importante para o município, é fruto de uma emenda parlamentar. Foi adquirida com recursos de Brasília, vindos através do gabinete do ex-deputado federal Jorge Tadeu. Parcerias estratégicas como essa são muito importantes e vitais para a nossa cidade”, destacou Guti. O prefeito também falou dos avanços obtidos no serviço de transporte ambulatorial. “Quando assumimos a Prefeitura o serviço estava muito comprometido, com muitas viaturas totalmente avariadas e, aos poucos, conseguimos melhorar muito a frota da saúde”, apontou.

Transporte sanitário

Além de levar pessoas para fazer hemodiálise, tratamento de câncer, entre outros procedimentos, o serviço de transporte sanitário também realiza o translado com ambulâncias dos pacientes acamados que não podem ser removidos por outro meio e ainda daqueles que precisam ser transferidos de um hospital para o outro, chamado de inter-hospitalar, totalizando, neste último, aproximadamente 800 transferências por mês.

Para tanto, o serviço conta atualmente com oito vans adaptadas para pessoas com deficiência, as quais comportam três cadeirantes cada e mais três lugares para acompanhantes, sendo uma delas exclusiva para o Centro Especializado em Reabilitação (CER), além de 18 viaturas para o transporte de passageiros com 14 assentos cada (sete para pacientes e o restante para acompanhantes), nove ambulâncias de suporte básico de vida e mais três de suporte avançado (UTIs móveis).

Mais qualidade no atendimento

Para a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, a nova van vai agregar ainda mais qualidade ao atendimento da população. “Hoje é um dia especial para nós. Essa aquisição é importantíssima para o transporte ambulatorial de Guarulhos, porque amplia a frota e garante maior segurança ao paciente, uma vez que a viatura possui elevador que desce até o chão, ar-condicionado central, entre outros benefícios”, ressaltou a secretária.

Também presente na solenidade de entrega da viatura, o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, disse que a van oferece maior autonomia e segurança para as pessoas com deficiência. “Outra coisa importante é a possibilidade para o cadeirante se deslocar sozinho. Isso favorece a autoestima, porque muitas vezes o paciente não quer ser carregado”, ressaltou.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas