Feriados e datas comemorativas – ganhamos ou perdemos?

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Carnaval chegando e os empresários começam a se desesperar! Dias com portas fechadas, sem movimento e sem vendas! E claro, sem vendas, sem dinheiro.

Existe uma grande discussão entre os empresários em nosso país em virtude do número de feriados que existem em nosso calendário. Muitos dizem inclusive que o Brasil só funciona depois do carnaval!

Pois bem, eu sou contra essa afirmação. Diferente de muitos empresários, não vejo dessa maneira. O verdadeiro empreendedor tem que observar a oportunidade ao invés de se lamentar com a dificuldade!

Sabemos que no carnaval por exemplo, o foco das pessoas está em viajar, se divertir ou mesmo descansar. Então, como vamos rentabilizar esse momento?

Vou usar como exemplo meu foco de trabalho, que são empresas na área da beleza – lembrando que o raciocínio deve ser o mesmo para qualquer ramo de atuação – se meu cliente está focado em viajar, é o momento de ofertar a ele a preparação para isso. Você já lembrou seu cliente da importância de fazer a depilação com antecedência?

Sua cliente já agendou a limpeza de pele, se preparando para aproveitar a praia, o sol? Se o foco de sua cliente for se divertir, desfilar, ir a bailes e baladas, que tal proporcionar penteados e makes específicas para essa época?

E depois do carnaval? Ainda é momento de monetizar – lembre sua cliente da importância e dos benefícios de uma drenagem linfática para desinchar e se livrar das toxinas. E os cabelos destruídos por sol e piscina? Bora recuperar com hidratação específica!

Depois que chamou a cliente para estar em seu estabelecimento, é hora de se preocupar em como recebê-la nesse período. Isso mesmo, cuidar do ambiente é essencial. Uma decoração divertida no carnaval, trará um ar alegre e descontraído e, com toda certeza, fará com que seu cliente se sinta bem e valorizado em estar na sua empresa.

Quando vamos receber um amigo especial, gostamos de cuidar da casa não é verdade? Limpar, arrumar e até preparar uma comidinha e alguma bebida gostosa. Trate seu cliente como um amigo especial e arrume sua “casa” para recebê-lo.

Você consegue perceber quantas oportunidades você tem de aumentar o seu faturamento mesmo em uma época que irá fechar as portas?

Então, pare de apenas se lamentar e se fazer de vítima de um calendário e vamos para a ação!

Observe o calendário, no mês de março temos um dia muito especial que é o dia da mulher! Como você está se preparando para esse dia? E porque não fazer um mês todo de comemorações?

Sorteios, momentos especiais, promoções, são ferramentas incríveis para trazer o cliente nesses momentos especiais.

Em maio, teremos o dia das mães, outro momento importante para rentabilizar. Já pensou em disponibilizar um voucher com um dia de princesa para os filhos presentearem as mães?

Enfim, cada data comemorativa é uma oportunidade de trazer seu cliente para sua empresa, estreitar relacionamento e conquistar a fidelidade dele!

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da

Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

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