21 C
Guarulhos
quinta-feira, abril 25, 2024

CARNAVAL, PANDEMIA, PANDEMÔNIO E ECONOMIA.

spot_img
spot_img

A Escola de Samba “Águia de Ouro” foi a campeã do Carnaval de Sampa 2020, ficando a “Mancha Verde”, campeã do ano passado, com o vice campeonato por pequeníssima margem de pontuação.

Entretanto, o presidente desta cumprimentou e saudou a campeã, num gesto cortês e civilizado, que mostra o amadurecimento do Carnaval paulistano, cada vez mais organizado e grandioso!

De fato, a “Águia de Ouro”, Escola de Samba do bairro da Pompéia, impressionou com o maravilhoso enredo “O poder do Conhecimento”.

Com samba no pé, evolução e alegorias, contou como a educação, o conhecimento e a sabedoria impulsionam, para o bem e para o mal, o progresso da humanidade!

E homenageou o educador Paulo Freire.

Enquanto isso, a disseminação do COVID-19, como os cientistas denominam o novo Coronavírus, para além da China e Ásia, espalhando-se por países do continente europeu, Oriente Médio, aportando na América do Norte e tendo chegado, o primeiro caso, ao Brasil, deixa a população temerosa.

Especialmente as pessoas mais idosas e portadoras de doenças crônicas.

No mundo globalizado em que vivemos, onde milhões de pessoas se movimentam ao redor do planeta, é claro que o vírus, modalidade modificada, vai se espalhar bastante!

Pessoas estão de quarentena, transportes coletivos quase sem ninguém, restrições de ingressos de estrangeiros e turistas, cidades quase fantasmas com ruas desertas.

Laboratórios trabalhando freneticamente. Governos e autoridades sanitárias movimentando-se e tomando providências preventivas

O grau de letalidade do novo Coronavírus varia conforme a faixa etária e o grau de higidez dos pacientes. Mas, na média, em torno de 2,3% dos infectados..

A infecção é maior no hemisfério norte, onde o inverno prolonga a duração e multiplicação do vírus.

Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe comum, que podem evoluir para uma pneumonia.

Mas, a principal decorrência do Coronavírus não é a pandemia ainda não declarada pela Organização Mundial de Saúde, mas o pandemônio financeiro global, com Bolsas de Valores despencando mundo afora, comércio internacional prejudicado e produção em queda.

Mas, convenhamos: além das atitudes preventivas, água e sabão sempre e bons hábitos de higiene, temos que combater a histeria coletiva.

Não há razões para pânico!

Na Itália, houve 12 mortes em poucos dias.

Aqui no Brasil, no Estado do Ceará, em 8 dias morreram 170 pessoas assassinadas.

De fato, no Brasil, no período de um ano, cerca de 62 mil pessoas morrem assassinadas.

Então, aqui entre nós, a violência epidêmica com certeza é extremamente mais letal do que todos os tipos de vírus reunidos juntos!

A violência, essa sim, há que ser prevenida e combatida duramente.

Ao mesmo tempo, porém, lavar as mãos (sentido denotativo) com água e sabão a todo momento, prevenindo a invasão de um bichinho ultra microscópico como o Coronavírus, entre outros, e também as bactérias causadoras de várias etiologias.

…………………………………………

Antônio Martinho Risso é Sociólogo, Advogado e Comunicador.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas