Comprometimento e Produtividade – você realmente sabe o que é isso?

Colunas

 

Como temos falado nas últimas colunas, todos nós já estamos cientes das mudanças provocadas em nosso mundo pela pandemia ocasionada pelo Covid19. Mudanças no comportamento das pessoas, nos hábitos de consumo e que refletirão diretamente na produção. Assim, as empresas também mudaram e ainda estão mudando.

E nesse momento vem a insegurança e a grande preocupação de todo aquele que ainda depende de um emprego, de uma relação trabalhista para levar o sustento ao seu lar. Trabalhar está cada vez mais difícil, seja pela baixa oferta de empregos ou pelo alto nível de exigência.

Como empreendedora, já estou trabalhando para dar minha contribuição ao aumento da oferta do número de empregos. Mas, como coach e mentora eu posso dar uma contribuição mais efetiva e direta, te ajudando a identificar qual é o perfil que esse novo mercado precisa.

Quais são as competências e habilidades que essa nova empresa busca em seus funcionários?

Hoje quero levantar duas das principais. E saliento que essas habilidades serão exigidas tanto naquele profissionais que irá atuar em home office quanto ao que vai trabalhar fisicamente todos os dias em seu posto de trabalho.

A primeira é o comprometimento. Isso mesmo, as novas empresas precisam que seus profissionais estejam cada vez mais comprometidos com sua atuação profissional, com sua equipe e com a empresa de um modo geral. Saliento aqui que estar comprometido é se envolver em todo o processo, se doar e realmente fazer acontecer!

Vejo muitas empresas reclamarem que seus profissionais “não vestem a camisa da empresa”. Porém, vejo uma grande falha nas empresas – qual é sua camisa? A empresa precisa ter muito bem definido qual é sua missão, porque ela existe, o que ela quer entregar de produto ou serviço ao seu público, onde essa empresa quer chegar? Quais são seus valores? O que realmente é importante para ela?

Se uma empresa não tem esse planejamento estratégico muito bem definido, não tem como exigir de seu profissional que “vista sua camisa”. Veja então, que o momento é de se reinventar, não apenas para o profissional, mas também para a empresa!

E você profissional, está realmente comprometido? Está comprometido com você mesmo em primeiro lugar? Se você não tem compromisso com sua própria vida, com seus valores e objetivos, não irá conseguir se comprometer com mais nada! Então, em primeiro lugar, se comprometa com aquilo que realmente é importante para você!

Depois, se comprometa com sua empresa. Sucesso profissional é importante? Ser reconhecido como profissional competente, ser reconhecido como parte de uma equipe vencedora é bom? Então se comprometa! Afinal, é através dessa sua atuação profissional que irá conseguir recursos para conquistar tantos outros sonhos!

A segunda habilidade que quero hoje falar com vocês é sobre a produtividade. Ser produtivo não é trabalhar demais. É fazer o que tem que ser feito, no tempo certo. Ser produtivo é realizar um trabalho inteligente!

Em uma das formações que fiz, ouvi uma definição de Wendell Carvalho que muito me marcou: Trabalhar duro é ser ocupado, mas trabalhar de forma inteligente é ser produtivo!

Sua empresa não precisa de funcionários ocupados, mas de funcionários produtivos. E essa habilidade também é importante tanto para quem irá ficar home office, quanto para quem irá estar no escritório ou em qualquer dependência da empresa.

Para ser produtivo novamente eu chamo a atenção das empresas: seu funcionário sabe o que é esperado dele? Quais são as metas, quais são os KPI´s que irão indicar sua produtividade? Para que o profissional seja produtivo, ele precisa de orientação, treinamento e motivação que pode vir desde recompensa financeira, reconhecimento público e investimento em desenvolvimento.

E você profissional, busca realmente ser produtivo? Realiza as atividades que lhe são propostas no tempo necessário ou fica enrolando até o último minuto? Realiza sempre mais do que foi solicitado ou apenas “obedece as ordens”?

Comece a se questionar onde pode ser mais produtivo, como poderá produzir mais em um melhor espaço de tempo? Se você realmente quer se destacar nesse novo mundo do trabalho, reveja seus valores e suas rotinas.

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da

Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *