19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Operação da Prefeitura apreende cerol e linha chilena em diferentes pontos da cidade

spot_img
spot_img

A Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos iniciaram na última sexta-feira (22) a operação Vem Buscar, com apreensão, em estabelecimentos da cidade, de 255 itens proibidos utilizados por pipeiros em diversos bairros. Outras operações estão previstas e mais apreensões podem acontecer durante o patrulhamento rotineiro das equipes.

A operação busca inibir as ações dos pipeiros, em sua maioria adultos que desrespeitam as orientações de isolamento social, agravando o contágio da Covid-19 e colocando em risco a vida de outras pessoas, não só pelo descumprimento do distanciamento, mas também pelo uso de cerol e linha chilena, que são proibidos e de grande risco  principalmente para ciclistas e motociclistas, que são a maioria de vítimas fatais por essa causa.

O secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, esclareceu que empinar pipa neste momento não é permitido, pois gera aglomerações, e falou dos perigos da prática. “Empinar pipa com uso de cerol ou linha chilena pode matar motociclistas e ciclistas e causar graves ferimentos, em especial em crianças”, salienta.

Foram apreendidos 57 saquinhos de vidro moído, 36 garrafas de cola, um tubo de cola de 1 litro, um balde de cola de 3,6 litros, 99 latas de linha/carretéis plásticos, 54 carretilhas de madeira para linha, uma máquina de enrolar linha chilena e outros seis materiais (rabiolas com cerol e pipas). Todo o material apreendido será encaminhando à Secretaria de Serviços Públicos (SSP) para destinação adequada, ou seja, reciclagem dos materiais possíveis e destruição dos demais.

A operação de fiscalização foi realizada em diferentes pontos do Jardim Adriana, Parque Flamengo, Parque Linear Transguarulhense, Parque Continental I, Jardim Nazaré 1 e 2 (região do Jardim São João), Ponte Grande, Jardim Jovaia e Rodoanel, no Jardim dos Cardosos.

A GCM faz monitoramento constante nos bairros e recebe diariamente uma média de três denúncias de estabelecimentos que realizam a venda desses produtos e outras dez sobre grupos em locais abertos empinando pipa.

Serviço

A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos números 153 e 2475-9444.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas