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sexta-feira, março 29, 2024

DIGITALIZAÇÃO DA ECONOMIA – MEXA-SE OU MORRA

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Com a pandemia felizmente perdendo intensidade, começam a ser avaliados os principais aspectos e efeitos na sociedade. Seguramente, os efeitos adversos são mais impactantes. Todavia, numa perspectiva econômica e financeira, alguns segmentos melhoraram a performance e tiveram ganhos.

Alguns estudiosos relataram que momentos de grandes crises têm o potencial de acelerar tendências, diminuindo os tempos de maturação dos projetos e a sua aplicação.

Inegável que os segmentos de comércio eletrônico, marketplace e transações digitais tiveram melhorias nos resultados, provenientes do aumento significativo da demanda. Com a necessidade de isolamento, a utilização da tecnologia da informação tornou-se imprescindível mobilizando a cadeia de serviços de TIC (tecnologia de Informação e Comunicação) e de logística rápida, facilmente observada pelo aumento de motoboys.

As viagens, passeios e visitas por necessidade foram amenizadas pelas redes de streaming, as quais tiveram ganhos substanciais, como por exemplo a NETFLIX, dado que as pessoas em isolamento, incorporaram a rotina de assistir filmes e séries com maior frequência.

Na educação, outro exemplo prático de larga disseminação da tecnologia com as aulas virtuais como única alternativa na relação professor-aluno e continuidade do processo ensino aprendizagem.

Na saúde, com o direcionamento dos equipamentos para o COVID e risco de contaminação, as pessoas evitaram a presença nos espaços da saúde e descobriu-se que os primeiros atendimentos poderiam ser realizados virtualmente com qualidade e a solução híbrida é bastante adequada.

No rol das tecnologias, que aumentaram o impacto podem ser citadas a Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Realidade Aumentada e Virtual contribuindo para novas oportunidades de inovação, com efeitos na redução do tempo necessário para desenvolver e lançar novos produtos. e soluções.

As evidências induziram a discussão de um novo perfil do empreendedor de lidar com este cenário, levando a necessidade de examinar a natureza e objetivo da transformação digital que é pervasiva e altera todas as características dos variados segmentos de negócios.

Esse movimento não para e os processos de adaptação e transformação digital utilizam novas tecnologias digitais, como mídia social, acesso móvel, análise ou dispositivos incorporados para possibilitar grandes melhorias nos negócios, aprimorar a experiência do cliente, otimizar operações ou criação de novos modelos de negócios.

Devanildo Damião

Mestre e Doutor em gestão tecnológica

Pesquisador da Universidade de São Paulo

Coordenador Universitário de curso de administração.

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