19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Como buscar a Inovação no trabalho – mesmo que esteja entediado

spot_img
spot_img

Responda rapidamente: O que seria mais divertido para você? Preencher planilhas com dados por oito horas ou ter ideias novas e interessantes?

Vamos supor que você escolheu a opção dois.  A oportunidade de inovar é algo que a maioria tem preferência no dia a dia. No entanto, muitas vezes, sentimos que não podemos ser mais criativos no trabalho por conta de fatores além do nosso controle. Talvez sua empresa seja avessa a riscos e goste de jogar pela segurança, talvez a busca por seus resultados seja extremamente agressiva ou talvez o tamanho de sua lista de tarefas torne impossível incluir novos itens.

Embora muitas delas possam ser verdadeiras, também existem algumas dicas e truques que quase qualquer pessoa pode adotar para manter seus músculos inovadores fortes e prontos para começar. E como qualquer grupo de músculos, quanto mais treino, mais força e melhores habilidades adquire. Quero compartilhar com vocês 10 coisas que pode fazer no trabalho para torná-lo mais fácil e inovador.

  1. Comece a realizar reuniões tipo “stand-up”

Sempre que algo de suas observações chamar atenção, coloque-o em exibição. Pode ser um anúncio incrível em uma revista, site, redes sociais, um menu organizado de forma incomum ou até mesmo um e-mail bem escrito que te fez rir. Quanto mais provocante, melhor! Se houver espaço em uma parede perto de você, crie um local onde possa exibir tudo. Ou, se você trabalha em um escritório aberto onde o espaço na parede é mínimo, faça-o virtualmente no Pinterest.

  1. Crie um ambiente de inspiração à inovação

Todas as vezes em que algo te chame a atenção, coloque-o em exibição. Pode ser qualquer descoberta: um anúncio incrível em uma revista, um menu organizado de forma incomum ou até mesmo um e-mail bem escrito que te faça rir. Quanto mais provocante, melhor! Se houver espaço em um quadro de notações perto de você, crie um local onde possa exibir seus pontos. Ou, se você trabalha em um escritório aberto onde o espaço na parede é mínimo, faça-o virtualmente (Algumas plataformas, como Pinterest tem um espaço interessante para isso).

  1. Estimule novas ideias através de amigos

A inovação raramente acontece do nada. Busque um colega ou amigo com quem sinta-se confortável e torne-se responsável por ele/ela e vice-e-versa. Incentive-o a testar coisas novas continuamente, seja experimentando um novo lugar para almoçar, lançando uma ideia de uma maneira não ortodoxa, compartilhando artigos que o inspiram ou apenas fazendo um “brainstorming” antiquado. É melhor, e mais fácil, juntos.

  1. Opte por pequenos projetos

Muitas vezes pensamos que as ideias devem sempre ser grandes, transformadoras e revolucionárias. Porém, em muitas situações, são as pequenas e novas coisas que podem fazer a grande diferença. Os benefícios da inovação em pequena escala são enormes. Eles não apenas acontecem rapidamente e, na maioria das vezes, sem muito alarde, mas também atraem o interesse e a atenção de sua equipe e organização; abrindo assim o caminho para projetos de inovação maiores e mais robustos de seguir. Tente alterar coisas simples, como a forma como você assina seus e-mails, como você se recompensa por um bom trabalho ou como inicia reuniões.

  1. Busque novas formas de realizar as mesmas tarefas

Em geral, todos nós desenvolvemos nosso trabalho de maneira quase que automática, não é mesmo?  São habilidades que desenvolvemos e nos fazem excelentes, por outro lado, podem nos limitar em busca de novas oportunidades. Ao longo do dia, identifique todas as tarefas que você realiza de maneira automática. Reserve um momento para pensar em como poderia fazê-las, mas de forma diferente. Às vezes pode não funcionar (exemplo: no computador, a verificação ortográfica pode sempre ser a maneira mais prática e rápida para revisar seu texto).  Buscar novas formas e métodos de trabalho nos tira da zona de conforto e nos coloca na posição de buscar novas ideias e meios descobrir novas possibilidades.

6 Dê vida a sua ideia

Pare de falar e comece a construir! Coloque seus pensamentos em palavras, suas palavras em imagens e suas imagens em protótipos. Quando as pessoas têm acesso à visualizar sua ideia, é mais provável que se recordem dela, aumentando a probabilidade de levá-la a sério e se envolverem na sua aplicação. Mais vale um desenho ruim que nenhum desenho.

  1. Eliminando coisas

Embora pareça pouco-intuitivo, estabelecer restrições e parâmetros podem inspirar a inovação, estimulando ao pensamento de forma dinâmica e criativa. Como exercício, comece eliminando coisas e explorando suas implicações. Exemplo: elimine palavras, elimine recursos, elimine seu mercado-alvo principal, livre-se de suas ferramentas de comunicação padrão e observe sua criatividade decolar. Frequentemente, as ideias que você estabelece provavelmente serão versões diluídas de suas sugestões iniciais, mas o objetivo deste exercício é motivá-lo a desenvolver novos pensamentos sobre como fazer as mesmas coisas de sempre.

  1. Saia do escritório, sempre que possível

Crie o hábito de sair para dar uma volta no quarteirão, ainda que seja apenas para dar uma volta. Ao caminhar, busque observar o seu redor. Se você precisa de mais disciplina na busca por inspiração, faça o exercício de procurar objetos que comecem com a letra A no primeiro dia, B no segundo e assim sucessivamente… Sua mente começará a ligar pontos entre o que você vê e os problemas que você deixou no escritório. Essa é a beleza do nosso subconsciente.

  1. Estimule sua criatividade

Para muitos de nós, verificar suas mensagens é a primeira coisa que fazemos todos os dias. Se possível, estimule sua mente com criatividade em vez de mergulhar no dilúvio de e-mails (isso pode esperar). Escolha sua música, podcast ou blog favorito para começar o dia. Seja o que for, certifique-se de que alimenta sua imaginação. Você ficará surpreso com o quanto essa simples mudança pode inspirar sua atitude e criatividade ao longo do dia.

  1. Pergunte a si mesmo “O que meu herói faria?”

Quando você está frustrado com um problema e não consegue resolvê-lo, convoque os seus grandes heróis.  Faça uma lista de suas forças criativas favoritas e mantenha-a perto de sua mesa. Quando surgir um problema, consulte sua lista e pergunte-se o que eles – seus heróis, fariam para resolvê-lo.

Apesar de parecer pouco usual, famosos como Thomas Edson – inventor da lâmpada, ou de Willy Wonka – designer de embalagens da famosa marca Coco Chanel, ou até mesmo Salvador Dali fizeram uso dessa técnica.

Esses truques podem parecer simples, mas juntos, eles o estimulam a ver o mundo de uma nova maneira. E é disso que trata a inovação – ver oportunidades onde ninguém mais consegue. Quanto mais você praticar isso, mais facilmente se tornará sua maneira padrão de pensar – e mais inovação se tornará parte de seu trabalho diário.

Como pensamento final, lembre-se de que se comprometer com a inovação é uma coisa corajosa de se fazer. Suas ações provavelmente inspirarão outros membros de sua equipe a se juntarem. Haverá dias em que parecerá muito difícil, mas estimule seu guerreiro interior e continue. E lembre-se de que a persistência vence a resistência.

*Jose Vitorelli é especialista em Negócios Internacionais, Supply Chain e Inovação de Negócios.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas