14.2 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

O SOL como socio

spot_img
spot_img

 

Gratuitamente, recebemos diariamente do Sol uma grande quantidade de energia, aproximadamente cada metro quadrado na Terra recebe uma potência de 14 lâmpadas de 100 watts.

No Sol a cada reação de fusão nuclear, processo em que os núcleos de hidrogênio, se fundem e geram núcleos de hélio é liberada uma grande quantidade de energia. a cada segundo ocorrem milhões de reações.

O curioso é que a maioria das pessoas trata essa energia como um problema e não como uma solução. A energia não pode ser desperdiçada e cabe a bastando a inteligência para captá-la. Felizmente, a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de instrumentos para captação, distribuição e armazenamento desta energia. As próprias distribuidoras de energia reconhecem a importância desta tecnologia e já se tornou realidade a micro geração e Minigeração distribuída de energia.

No Brasil dada as suas condições naturais propícias, o caminho da geração fotovoltaica é fundamental, com localização tropical e alta incidência de raios solares. Outros benefícios, envolvem a diminuição dos custos ambientais específicos de outras fontes, principalmente da energia hidroelétrica, a qual depende de uma grandiosa cadeia que comporta a geração, transmissão e distribuição.

A microgeração possibilita aproveitar espaços ociosos nos telhados para gerar energia e reverter em benefícios econômicos, e tornar-se um produtor de energia, ao mesmo tempo. Em escala maior podem ser constituídas mini usinas de forma compartilhada com a possibilidade de diminuir custos de energia nos municípios.

As modelagens a ser desenvolvidas são inúmeras, entende-se que atualmente o domínio tecnológico dos equipamentos são provenientes do exterior, mas, existe muito espaço para os serviços técnicos, e tecnologia de certificação e validação, além dos essenciais modelos de financiamento, já presente em cooperativas.

São constantes as oscilações de fornecimento da nossa Matriz energética, a qual envolve um sistema de bandeiras, que onera toda a cadeia produtiva. a energia fotovoltaica pode se tornar uma plataforma tecnológica local envolvendo academia, poder público e empresas, principalmente na fabricação de componentes como parafusos especiais e fixadores

O legislativo pode auxiliar, por exemplo, permitindo a utilização do Fundo de Garantia dos trabalhadores para a instalação de fotovoltaicos e incentivando com a diminuição de impostos e taxas.

O Sol como importante sócio, ao contrário da maioria, não impõe nenhuma restrição e não faz exigências.

 

Devanildo DAMIÂO, Mestre e PhD em gestão tecnológica é especialista em qualidade, inovação tecnológica, projetos e coordena o CODEMGRU da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas