18.1 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

REDES SOCIAIS – O ALTO CUSTO DE FAZER INIMIGOS GRATUITOS.

spot_img
spot_img

Um dos aspectos mais assustadores nas interações em redes e a baixa tolerância para dialogar sobre opiniões divergentes. A dificuldade de lidar com opiniões contraditórias, ou mesmo descontextualizadas levam a uma verdadeira arena digital.

Naturalmente, temas como esportes de competição. No Brasil o futebol é o estopim para uma verdadeira guerra de insultos sem fundamentos. Muitas vezes, torna-se difícil pela análise do perfil do emitente a acidez das palavras e das ofensas.

Conversando com especialista de Recursos Humanos ele destacou que os profissionais mais detalhistas e experientes desta área buscam complementar informações com base na vida digital das pessoas. A aspereza do comportamento nas redes fornece evidências do comportamento relacional dos indivíduos, a observação é valiosa. De forma complementar ele destaca que as pessoas podem deixar de serem contratadas ou demitidas pelas redes sociais em proporções bem maiores que contratadas.

A postura numa rede social retrata traços da personalidade que são difíceis de capturar nos mais avançados testes psicológicos. Trata-se de uma amostra real do comportamento das pessoas. O documentário Dilema das redes (NETFLIX) destaca como esse processo é acentuado pelas grandes empresas do segmento, as quais manipulam as informações alinhadas com o perfil previamente estabelecido, ou seja, caso você goste da cor verde, essa prevalecerá nas informações que você acessa, diminuindo o teu contato com o azul e possivelmente aumentando o antagonismo dos que preferem a tonalidade este contato.

As verdades tornam-se diferentes, esse é o grande dilema, e as pessoas se degradarão em rede mundial para que a sua verdade prevaleça. Soma-se a isso a ação criminosa de fake News, as quais são maliciosamente estruturadas com finalidade de confundir, as mais estruturadas combinam um mix de informações verdadeiras, mescladas com outras cuidadosamente disponibilizadas com a intenção de confundir e levar ao conflito e tal como um vírus ser disseminada e causar a infecção de mentes.

Bauman[1] nos orienta que a capacidade de conviver com a diferença, sem falar na capacidade de gostar dessa vida e beneficiar-se dela, não é fácil de adquiri e não se faz sozinha. (…) a incapacidade de enfrentar a pluralidade e a ambivalência dos seres humanos…quanto mais eficazes as tendências a homogeneidade e o esforça para eliminar a diferença, tanto mais difícil sentir-se-á na presença de estranhos.

Na política com a polarização crescente, as redes repercutem as mais variadas informações, muitas acompanhadas de ofensas e imagens para destruir identidades. O grau destrutivo para não ter limite e o contraponto/argumentação é encarado como um tiro cruzado.

Com este cenário, é importante sempre e com maior ênfase fazer a análise do custo-benefício da atuação nas redes, ponderando o altíssimo valor de uma amizade que muitas vezes foi fortalecida durante anos e pode ser ceifada em minutos.

Respirar fundo e contar até dez, talvez em dois idiomas diferentes, ajuda muito.

Devanildo DAMIÃO.

É Mestre e Doutor em gestão tecnológica, pesquisador, administrador, professor Universitário, especialista em gestão de projetos, recursos humanos e inovação.

 

 

 

 

 

[1] Zygmunt Bauman – Modernidade Líquida.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas