24.4 C
Guarulhos
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Vídeo machista causa indignação na Procuradoria da Mulher

spot_img
spot_img

Circula na internet um vídeo em que turistas brasileiros que acompanham a Copa do Mundo convencem uma mulher russa a repetir palavras de cunho machista, aproveitando-se do fato de ela não entender o português. A peça causou indignação nos dois países. “É inaceitável que brasileiros utilizem o desconhecimento da língua portuguesa de uma mulher para praticar misoginia”, critica a vereadora Janete Lula Pietá (PT), procuradora especial da Mulher.

O inconformismo de Janete Pietá e Carol Ribeiro (PMDB), durante reunião da Procuradoria Especial da Mulher realizada na tarde desta terça-feira (19) resultou na elaboração de uma nota de repúdio a ser enviada ao Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, em Brasília, uma vez que o fato aconteceu em outro país. “Há acordos internacionais para que se evitem situações como essas, nem isso foi respeitado”, lamenta a procuradora.  “Casos como esses devem ser emblemáticos, servir de exemplo para terminar de vez com essa forma machista de homens tratarem as mulheres”, afirmou.

Os brasileiros que participaram do vídeo são Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife, Luciano Gil Mendes Coelho, engenheiro civil piauiense, e Eduardo Nunes, tenente da Polícia Militar de Santa Catarina. Ainda não há denúncia formal contra eles.

Após o primeiro caso, foi divulgada outra filmagem em que torcedores brasileiros fazem mulheres russas repetirem frases de cunho sexual em português. Um dos assediadores desse novo vídeo é Felipe Wilson,  supervisor de voos da Latam em Guarulhos. A empresa divulgou nota repudiando a atitude do funcionário e informando sua demissão.

 

Confira a íntegra da nota de repúdio: https://bit.ly/2ysxT7j 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas