Calma queridos leitores, não se assustem! O fato é que muitos professores, palestrantes ou empreendedores repetem incansavelmente que para se obter sucesso na fidelização dos clientes é preciso ter foco no cliente. Isto é, colocar o consumidor no centro do seu processo de vendas. Isto é errado? É óbvio que não. Temos sim que estar atentos quanto aos seus hábitos de consumo, bem como de ouvidos sempre atentos para ouvirmos críticas e sugestões.
Mas mais importante do que ter o foco no cliente, o mercado hoje exige que tenhamos o foco do cliente. Parece meio confuso, não é? Você pode pensar que é quase a mesma coisa, mas são totalmente diferentes.
O Foco do cliente é a busca da perspectiva do próprio cliente. Simplificando, é nós colocarmos na pele do cliente. Desta forma transferimos para o processo de venda, leia-se também serviços, todos os seus anseios, trabalhando o emocional e solucionando os seus problemas, proporcionando uma grande experiência de compra.
Para ilustrar tudo isto, separei um vídeo muito interessante no qual um arquiteto, ao término de uma grande obra, faz o percurso sobre a perspectiva de um cadeirante para testar a acessibilidade do edifício e, somente sob o foco do cliente, conseguiu notar um detalhe que poderia causar um acidente.
Confira no link abaixo:
https://youtube.com/watch?v=HcRSJqJ7Y0U
Gostou? Então curta e compartilhe! Até a próxima.

Ricardo de Oliveira Costa
Empresário e Jornalista








