Desde o inicio dos tempos, o homem já apresentava a necessidade da figura de um líder. Alguém que represente, que seja o exemplo para os demais. Até mesmo no mundo animal, que quando organizados em bandos necessitam da figura do líder.
Não seria o chefe?
Há algumas diferenças entre ambos que fazem toda diferença no final.
Por exemplo:
A figura do chefe geralmente é evitada. Ele comanda seus subordinados através da imposição, alguém autoritário. Quando algo dá errado fazem reuniões para encontrar um culpado para seus próprios erros.
O líder não vê seus subordinados como tais, ele sabe como motivar sua equipe, ou seja, conhece a cada, sabe motiva-los individualmente. Ele não pede nada e todos fazem exatamente aquilo que ele gostaria que fosse feito sem que ele o faça. Com isso todos (100%) costumam segui-lo. Ele deixa claro que a responsabilidade é toda dele. Por este motivo todos se sentem responsáveis por tudo.
O verdadeiro líder para alguns autores é um modelo de integridade e justiça, sabe definir metas claras a cada um de sua equipe, acredita na equipe que lidera , sabe reconhecer e apoiar trabalhando as emoções de cada um e inspirando-os a ultrapassarem seus próprios limites. Mas para esse autor “Eu”, sua maior característica seria de reconhecer a importância de cada um de seu time e mostra-lo o quanto ele é precioso.
Muitas empresas contratam um líder baseado em seu curriculum bem elaborado, com uma sólida formação e cursos no exterior, mas esquecem de conhecer o homem que se apresenta como tal.
Será que ele estaria preparado para lidar com pessoas?
Por qual motivo empresas surgem e desaparecem em curto espaço de tempo?
Tenho observado esse efeito em muitas empresas.
Aquelas que sobrevivem tem o seu segredo na Gestão de pessoas, ou seja, na forma que aqueles que estão a frente das empresas a conduzem.
Com isso, podemos concluir que estudar o conceito de liderança não seria o suficiente para liderar.
Não adianta saber quem fez isso ou aquilo, mas ser aquele que faz a diferença no mundo de hoje.
Vamos começar a fazer a diferença?
Juntos poderemos mudar aquilo que acreditamos estar errado. Poderemos ajudar que outros não venham cometer os mesmo erros que cometemos.
Envie seu comentário para mc_sobrinho@hotmail.com

Prof. Marcio Sobrinho
Professor e Administrador








