23.5 C
Guarulhos
quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Espelho da vida

spot_img
spot_img

Vejo na Liderança o elemento fundamental para que possamos fazer um planejamento a longo prazo. Seja na vida pessoal, familiar ou no mundo corporativo conhecer aquele que faz parte do time mostrando seu valor para que isso venha motivá-los a querer dar voos cada vez mais altos.

Desde 2014, venho fazendo parte do GE-GIES (Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior), grupo que atua junto ao CRA – Conselho Regional de Administração, coordenado pelos Professores Terezinha Covas Lisboa e Antonio Vico Mañas, que contribuem com todo seus conhecimentos a todos do grupo, proporcionando a oportunidade de conhecermos mais sobre Administração com os verdadeiros Mestres.

Dentro do grupo de excelência abordamos questões voltadas em como manter o aluno motivado, e buscar mais conhecimento fora da sala de aula. Uma das questões levantadas na última reunião foi: Como manter o aluno motivado, e querer aprender cada vez mais?

O papel do professor não seria somente ensiná-los aquilo que aprenderam, mas também fazê-los querer buscar uma evolução. Assim como o professor que tem o papel fundamental de criar novos lideres, o lider não deve temer em criar outro(os) lideres. Uma das formas de prestigiar um professor seria indo além de onde ele parou.

No mundo corporativo seria buscar alternativas para melhorar o trabalho do lider frente a empresa.

O segredo, como havia dito na publicação anterior (05/01/2019) estaria em uma boa Gestão de Pessoal, e o profissional desse departamento, o lider, teria essa atribuição adotada em relação as habilidades, hábitos, conduta, ética e suas atitudes. Uma das ferramentas que poderá ser usada seria levar aos conhecimento deles histórias inspiradoras. Fazendo-os refletir sobre superações na vida, no trabalho, na saúde ou até na família, levando-os a querer  sempre  mais.

Lembre-se: Trabalhar em conjunto é valorizar ao próximo tornando o ambiente de trabalho cada vez mais agradável, sabendo ouvir, criando possibilidades à todos os envolvidos. Essa postura também deverá ser adotada por aquele que nos seguem. Portanto, seja exatamente aquele(a) que deseja ver na outra pessoa.

Um ditado popular e totalmente errado seria: ” Faça aquilo que digo, mas jamais faça aquilo que faço”. Na verdade, é o pior exemplo que devemos tomar. O verdadeiro conselho seria: Faça exatamente como faço, não somente aquilo que digo. Aquilo que fazemos deverá combinar com a realidade que dizemos. E assim, viveremos.

 

Prof. Marcio Sobrinho

Professor e Administrador

www.administradores.com.br/u/marciosobrinho

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas