20.9 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 6, 2026

Instituto Federal inaugura novos equipamentos no Campus Guarulhos

spot_img
spot_img

Executivo e Legislativo de Guarulhos investem em instituição federal de educação. Nesta quarta-feira, 27 de novembro, o Instituto Federal – escola de ensino técnico e superior gratuitos – inaugurou dois novos equipamentos dentro do campus Guarulhos, no Centro. A unidade ganhou uma quadra poliesportiva e um núcleo de apoio aos estudantes com deficiência. Participaram da inauguração o presidente do Legislativo, Professor Jesus, e o prefeito Guti. Parte da verba utilizada no equipamento é proveniente de emendas parlamentares e o terreno onde a quadra foi instalada foi cedido pela Prefeitura.

A unidade oferece cursos técnicos de automação industrial e informática para internet. Para quem ainda não terminou o Ensino Médio é possível cursar o ensino regular junto aos cursos técnicos de mecatrônica e informática. No Ensino Superior há graduações nas áreas de Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Automação Industrial.

Para entrar nos cursos técnicos basta ter um bom histórico escolar, pois a aprovação é feita mediante análise curricular. A escola possui 31 salas, entre laboratórios e salas de aula. Cerca de 60 docentes, a maioria mestres e doutores, lecionam nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Quem já cursou o ensino superior mas tem vontade de fazer a especialização pode se inscrever para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas da Informação. O curso é voltado para graduados em engenharia, administração, ciências da computação, entre outros. A finalidade é capacitar para a gestão de equipes, o controle de projetos, a tomada de decisões, a condução de processos corporativos e o aprimoramento das técnicas de visão estratégica.

Inclusão para cegos e surdos

 

A inauguração do núcleo de apoio não contempla apenas os estudantes da unidade. Toda a população de Guarulhos pode utilizar o espaço. O local conta com modernos aparelhos de transcrição, que reproduzem simultaneamente textos da internet para um display em braille. A compra do aparelho exigiu um investimento de R$19 mil. Outro recurso disponível é a impressora em braile, que pode ser usada por alunos de outras escolas de Guarulhos. Basta ter acompanhamento de um profissional do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais. Mais informações pelo telefone 2304-4266.

Cases de sucesso

Em 2019, graduou-se pelo Instituto Federal de Guarulhos o aluno Cesar Cutolo, surdo-cego. Ele concluiu a graduação em Desenvolvimento de Sistemas, com o suporte do técnico em assuntos educacionais e tradutor e intérprete de libras, que trabalha com a equipe da Coordenadoria Sociopedagógica, para auxiliar os 26 alunos com deficiência. Cutolo estagiou na IBM durante o curso e foi contratado pelo Itaú no meio desse ano.

Serviço:

O Instituto Federal fina na avenida Salgado Filho, 3.501, no Centro de Guarulhos.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas