29.9 C
Guarulhos
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Vamos voltar à rotina? Segure as emoções!

spot_img
spot_img

O que tanto esperamos parece que está prestes a acontecer. A ansiedade é imensa a cada nova notícia ou discussão dizendo se o mercado da beleza pode voltar ou não ao atendimento.

Em algumas cidades do nosso país os atendimentos já voltaram, em outras ainda não. Mas, aos poucos, toda expectativa vai acabando e as rotinas voltando.

Além de toda orientação com a biossegurança que o Sebrae já está nos dando, é importante nos preocuparmos com outro fator importante – nossas emoções!

É um misto de alegria, ansiedade, medo, pressa para que tudo volte ao nosso antigo “normal”. Mas, tenho uma notícia pra você: não existe mais o antigo “normal”.

Estamos em um novo mundo, com um novo horizonte à nossa frente. Milhões de novas oportunidades e precisamos estar preparados para elas.

Como já falamos aqui as emoções podem nos guiar e nos impulsionar ou até nos levar à doenças psicossomáticas. Então, está na hora de controlar essas emoções e usá-las ao nosso favor!

O controle emocional é uma poderosa ferramenta que você terá em suas mãos nesse momento para te destacar.

Não deixe que o medo te paralise – o medo de não saber como será pode fazer com que alguns não tomem atitude, não tomem iniciativa. Deu medo? Respira fundo e vai com medo mesmo, todos estamos assim, a incerteza é comum a todos pois ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. Quem vai determinar o seu futuro é você!

Não deixe que a alegria e a euforia te tire o equilíbrio – algumas vezes, por estarmos alegres demais, agimos sem pensar e perdemos o equilíbrio. Estamos felizes em voltar? Sim! Então, pés no chão e equilíbrio em suas atitudes!

Não deixe que a ansiedade te domine – a ansiedade é o excesso de preocupação com o futuro. E lembre-se, você não controla o futuro! Você controla as ações que tem hoje que determinarão o seu futuro.

E como fazer isso?

1º. Identifique sua emoção – como falamos há algum tempo aqui, autoconhecimento para reconhecer o que está sentido.

2º. Respire – a respiração vai oxigenar seu cérebro, fazendo com que pense com mais clareza. Respirando com calma e pausadamente, você terá tempo para pensar antes de agir, o que te dará oportunidade de controlar suas ações que poderiam ser movidas por essas emoções.

3º. Tenha âncoras emocionais positivas – tenha sempre por perto aquilo que te traz a lembrança emoções positivas. Pode ser uma foto, uma música, um cheiro, um sabor, uma imagem. Algo que ao acessar, você busque em sua memória emoções que te fazem bem.

4º. Acredite que você pode controlar as emoções e principalmente, suas atitudes. Ter a confiança de que você é capaz, você tem o poder de controlar suas emoções e atitudes, te dará a força necessária para assim agir.

5º. Imagine como será a situação no futuro. Pare por um momento ao sentir determinada emoção negativa e imagine quais serão as consequências se você simplesmente agir por aquele impulso, movido por aquela emoção negativa. Ao analisar as consequências, temos o poder de agir de maneira diferente.

Busque a serenidade – Não é fácil, mas é possível!

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da

Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com.br

 

 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas